domingo, 20 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #6

Hoje publico o último post da série sobre o que podes fazer para seres mais feliz. Com este, partilho um total de 12 sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Lembra-te que 40% da felicidade está nas tuas mãos, nas actividades que decides incluir no teu dia-a-dia. Espero que esta leitura te inspire e que te tornes uma pessoa realmente mais feliz.

Até agora falámos do seguinte:

11. Aprofunda a tua espiritualidade


As pessoas que aprofundam o seu lado espiritual tendem a ser mais felizes. Costumam ter casamentos mais estáveis e felizes, ser melhores pais e, por norma, sentem-se mais aptos para lidar com os desafios da vida. Os jovens tendem a envolver-se em menos problemas e costumam ter melhores notas.

Mas a espiritualidade pode ou não ter que ver com a frequência de uma igreja organizada. Portanto, ir à igreja por obrigação, ou pelas aparências, não nos torna mais felizes. O que realmente importa é ter um sentido profundo e intenso da importância da vida, crer em algo maior que nós e acreditar que estamos cá por algum motivo. Acreditar que a nossa vida tem importância e que podemos contribuir para um mundo melhor.

Podes aprofundar a tua espiritualidade lendo e reflectindo sobre livros com temas espirituais, envolvendo-te mais na tua igreja (se seguires alguma religião formal), orando e conversando com Deus, praticando actos de voluntariado baseados na fé, etc.

12. Cuida do teu corpo e da tua mente


Cuidar do corpo e da mente pode fazer uma grande diferença na forma como te sentes.

Por exemplo, o exercício físico é das actividades mais eficazes para incentivar a felicidade. Isto porque quando praticamos desporto, o nosso cérebro segrega endorfinas, que geram prazer e reduzem a dor, fazendo-nos sentir mais felizes. 

O hábito de meditar também tem bastantes benefícios. É especialmente útil para acalmar a mente, uma vez que nos ajuda a combater o stress e a pensar de forma mais optimista. Foi aliás comprovado de que bastam 5 minutos de meditação por dia, para ao fim de 4 ou 5 meses, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do cérebro. Com o recurso a equipamento próprio, é possível observar que as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade ficam claramente mais activas. Assim, com uma prática regular, o pensamento positivo vai-se tornando um hábito e vai aumentando a nossa capacidade para enfrentar as crises da vida.

Mas quais as medidas concretas que podes tomar, para cuidares do teu corpo e da tua mente?
- Cuida da tua beleza e autoestima;
Pratica meditação, de preferência diariamente (nem que sejam só 5 minutos);
- Pratica exercício físico (é imprescindível escolheres algo adequado ao teu estilo de vida e gosto pessoal, para que te possa fazer feliz. Se não souberes por onde começar, o yoga por exemplo, é um dos tipos de exercício que mais probabilidade tem de aumentar a felicidade. Claro que ainda assim, dependerá de como te sentes ao praticar);
Sorri e ri com mais frequência (mesmo que inicialmente não tenhas vontade de o fazer, estes gestos estimulam a felicidade);
- Age como uma pessoa feliz, adoptando as expressões faciais e posturas físicas destas pessoas (sorriso no rosto, postura confiante, voz animada...). A verdade é que mesmo que finjamos um pouquinho, o nosso corpo emite sinais ao cérebro de que estamos a experimentar determinada emoção e isso aumenta a probabilidade de a experimentarmos efectivamente.

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E é tudo. Agora é arregaçar mangas e dedicares algum tempo à tua felicidade. 

Tudo de bom para ti!

Fotos: 1.ª brenkee; 2.ª gazarow.
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sábado, 19 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #5

Eis o 5.º post da série sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:
As actividades que hoje sugiro, são as seguintes:

9. Cria estratégias para lidares com os problemas


Todas as pessoas, felizes e infelizes encontram obstáculos na vida (espreita o caso da minha tia N.). No entanto, a felicidade não depende de não termos problemas, mas sim da forma como lidamos com eles.

Em primeiro lugar, é importante aceitares a inevitável existência de emoções negativas, para as poderes ultrapassar. Lembra-te que essas emoções permitem-te reconhecer e valorizar as emoções positivas. Se tudo na tua vida corresse às mil maravilhas, provavelmente não darias valor, nem serias muito feliz nos bons momentos. Aceita os fracassos como uma «oportunidade» de aprendizagem, como uma lição para na próxima fazeres diferente. Por último, não te esqueças que tudo passa, inclusive os momentos de crise. 

Mas como podes ultrapassar as emoções negativas, quando a crise ocorre? Recorrendo a uma série de estratégias para treinares a resiliência (capacidade de enfrentar circunstâncias adversas, condições de vida difíceis e/ou situações potencialmente traumáticas, conseguindo recuperar e voltar ao estado emocional inicial). Essas estratégias estão descritas nos seguintes posts:

- para lidares com o stress excessivo lê as sugestões do post "Estudos sobre o stress e estratégias para o superar"; 
- quando enfrentares problemas podes recorrer às estratégias enunciadas no post "Como lidar com os seus problemas";
- para evitar que estejas sempre a ruminar em pensamentos negativos, lê o post "19 formas de pensar que o ajudarão a ultrapassar os momentos difíceis".

10. Aprende a perdoar


Perdoar não significa esquecer ou aceitar o que te fizeram. Significa sim que aceitas que não podes mudar o que aconteceu, mas que tomas a decisão de seguir em frente. Também não significa que tenhas de ter uma relação próxima com quem te magoou. Significa antes que deves libertar-te da ira e do ressentimento, sentimentos que só te trazem infelicidade. Assim, o perdão é o que te irá permitir não te concentrares tanto no que se passou, mas antes em teres uma vida mais feliz.

Perdoar nem sempre é fácil, mas o primeiro passo é mesmo decidir que necessitas de perdoar

Depois disso, tenta «mudar a perspectiva» e perceber as razões que levaram a outra pessoa a magoar-te: 
- pode ter sido um erro - e errar é humano - tu próprio/a erras, mesmo sem querer (pode ajudar lembrares-te de uma situação em que tu próprio/a foste perdoado/a)
o/a outro pode reger-se por valores diferentes dos teus, que o/a façam desvalorizar o que te fez; 
- a pessoa pode ter tido carências na sua educação, fazendo com que a sua capacidade de empatia pelos outros seja mínima; 
- ou pode simplesmente ser uma pessoa maldosa, e talvez o que te fez acabe por ser uma boa desculpa para não teres de voltar a conviver com ela.

Podes também escrever uma «carta de perdão» (não precisas de enviá-la, a menos que queiras), descrevendo o que te magoou e como isto afectou a tua vida. Refere o que desejavas que a outra pessoa tivesse feito. Finaliza a carta com uma declaração de perdão (por ex.: "Apercebi-me que fizeste o melhor que sabias, naquele momento. Decidi não me concentrar mais no que me magoou e sim nos sonhos que quero alcançar na vida. Por isso, perdoo-te.").

Por último, se para ti for muito difícil perdoar, lê sobre pessoas famosas que o fizeram: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Oprah Winfrey, Martin Luther King Jr., etc. 

Bill Clinton perguntou certa vez a Nelson Mandela, como é que ele tinha conseguido perdoar os seus carcereiros. Ele respondeu: "Quando atravessei os portões [da prisão] apercebi-me de que, se continuasse a odiar aquelas pessoas, continuaria na prisão." É uma visão certeira.

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Estamos quase a chegar ao fim desta série de posts, mas espero que, ao início de uma caminhada para uma vida mais feliz. Amanhã publicarei o último post. Até lá.

Fotos: 1.ª fras333; 2.ª kaboompics.
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sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #4

Hoje continuamos com a série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:

As sugestões de hoje são as seguintes:

7. Evita comparações sociais negativas


Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a fazerem comparações com os outros - principalmente com o advento das redes sociais. E quase sempre essas comparações são pela negativa. Como vemos normalmente o melhor dos outros, ficamos com a ideia de que têm vidas mais interessantes, que tudo lhes corre melhor.

Claro que estas comparações nos trazem infelicidade. Podemos sentir-nos deprimidos, desmotivados, com baixa auto-estima e falta de confiança nas nossas capacidades.

Felizmente há forma de superar este hábito. Começa por seguir as sugestões do post "Como deixares de te comparar com os outros".

8. Sê generoso/a


As pessoas felizes são com frequência as primeiras a oferecer ajuda aos outros - sejam eles amigos, familiares ou até desconhecidos. Quem recebe esse gesto, normalmente fica feliz. Mas o mais interessante é que quem é generoso fica ainda mais (óbvio que falo de generosidade genuína, não por obrigação).

Podes ser generoso/a de várias formas. Praticando actos de solidariedade e fazendo boas acções (por ex.: ceder o lugar no autocarro ou nas compras a quem precisa; fazer biscoitos e oferecer a um/a vizinho/a; acompanhar a tua avó a uma consulta; elogiar genuinamente quem merece; oferecer boleia a um/a amigo/a que não tem a carta; ouvir um/a amigo/a quando este não está bem; oferecer flores a um ente querido; criar um blog em que ensines algo de novo a alguém [adoro esta opção 😉]; visitar alguém que está doente; ajudar um/a amigo/a que vai mudar de casa, etc.).

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Por hoje é tudo. Amanhã conhecerás outras sugestões.

Fotos: 1.ª Pexels; 2.ª maxlkt.
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quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #3

Esta é uma série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:
1.º post: gratidão pelo que temos de bom e apreciar as coisas simples da vida;
2.º post: cultivar o optimismo e descobrir o propósito de vida.

Vamos então às sugestões de hoje:

5. Luta pelos teus objectivos e celebra cada conquista


Para sermos felizes é importante identificarmos e perseguirmos as chamadas «metas autoconcordantes». Este tipo de metas são aquelas que nos proporcionam uma jornada agradável para as alcançar, mas que também têm um significado especial para nós. Aqui cada passo rumo ao objectivo final será uma fonte de prazer. Como refere a neuropsicóloga Carina Faria "Pensar que a felicidade está «lá à frente» quando atingirmos «aquele objectivo» é o pensamento mais errado e, talvez, a principal causa de insatisfação. (...) A felicidade não chega quando concretizamos um objectivo. É quando estamos ainda na expectativa, sem saber se o vamos conseguir  ou não alcançar o objectivo, que os níveis de bem-estar atingem o seu auge. (...) É, por isso, fundamental validar todos os passos que vamos dando e desfrutar do conforto que proporcionam". 

Podes estar a pensar: mas porque objectivos irei lutar? Podes lutar por aquilo que irá melhorar a tua vida e pelo que te faz crescer enquanto ser humano. Podes também lutar para viveres o teu propósito de vida, para deixares a tua marca neste mundo ou na vida de alguém. Eu própria, ao longo do tempo, tenho falado dos meus objectivos: livrar-me da tralha para viver num ambiente mais agradável e ter mais tempo para o que mais importa; ou acabar de pagar o empréstimo bancário para me livrar das dívidas; ou ainda tentar incluir actividades para a felicidade no meu dia-a-dia, para ser mais feliz e tentar fazer felizes as pessoas à minha volta, etc. 

Assim, escolhe alguns objectivos e realiza pequenos passos para os alcançares (para te ajudar a definir os teus objectivos, bem como a forma de os alcançares podes ler este post). Celebra cada pequena conquista! E lembra-te, o crucial para aumentar a tua felicidade é justamente o "processo" de te empenhares nas metas e não alcançá-las por si só. 

6. Nutre as tuas relações


As relações com as pessoas que amamos, quer sejam família ou amigos, são importantíssimas para a nossa felicidade. É certo que há pessoas que são mais felizes com menos companhia, até se sentem bem sozinhas. Mas todos nos sentimos bem quando somos amados e apoiados.

Contudo, não é qualquer tipo de relação que nos pode fazer feliz. Há pessoas das quais, em último caso, te deves afastar. São as chamadas «castradoras» - pessoas muito centradas no seu ego, que tendem a diminuir a tua auto-estima; por vezes incutem-te medo para que percas a coragem de seguir em frente; querem, mesmo que subtilmente, escolher por ti e costumam desanimar-te. Já as relações que podem contribuir para a tua felicidade, são com pessoas «potenciadoras». Estas costumam pensar realmente em ti; gostam de ti genuinamente, independentemente das tuas escolhas; respeitam-te; são mais positivas e incentivam-te a alcançares os teus objectivos.

Só que com a corrida do dia-a-dia, por vezes esquecemo-nos de nutrir as nossas relações. Por isso, faz diferente! Agenda encontros com amigos ou familiares realmente especiais, diz-lhe o quanto são importantes para ti, oferece um presente inesperado, envia uma sms com uma mensagem bonita, etc. No caso de manteres uma relação amorosa, podes encontrar mais sugestões no post "15 dicas para manter o romance na sua relação".

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Como vês, lutar pela felicidade pode dar trabalho. Mas é um trabalho que vale muito a pena!

Amanhã continuaremos.

Fotos: 1.ª greekfood -tamystika; 2.ª The Virtual Denise.
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quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #2

Ontem iniciámos a série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, tem em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

No primeiro post falámos de gratidão pelo que temos de bom e do apreciar das coisas simples da vida. Hoje são estas as sugestões:

3. Cultiva o optimismo


A forma como encaramos os acontecimentos da nossa vida, influencia bastante a nossa felicidade. Há aquelas pessoas que desvalorizam completamente o que lhes acontece de bom. Algumas até têm medo de falar nisso... (não vá o azar regressar). Passam a vida a queixar-se, nem que seja a si próprias. Porém, quando temos esperança (realista) num futuro melhor, ganhamos confiança para lutar pelos nossos sonhos.

Mesmo quando acontecem tragédias, mesmo não esquecendo, há quem consiga superar, usando o que lhe aconteceu de forma positiva: por ex. mudando radicalmente de vida ou dedicando-se a defender uma causa.

No dia-a-dia, é importante parar, e conscientemente tentar trocar o dramatismo e a inacção, por esperança e acção! E mesmo que algo na nossa vida seja muito negativo e não haja resolução possível, podemos concentrar-nos no que ainda temos de bom.

Para quem não é naturalmente optimista, de início isto requer algum esforço. Mas nada como pôr as mãos à obra! Assim, para levares uma vida mais optimista, recorre às técnicas descritas no post "Como ser mais optimista". Celebra também as lembranças felizes do passado, saboreia o presente, e imagina o melhor futuro possível para ti.

4. Descobre o teu propósito de vida


Um passeio à beira-mar, enquanto assistes ao pôr-do-sol, pode fazer-te feliz. Mas não te dará uma felicidade duradoura, pois com o tempo tendes a voltar ao teu humor habitual. Já uma visão de que és útil à humanidade, de que aquilo que fazes dá sentido à tua vida, proporcionar-te-á uma felicidade que se prolonga no tempo. Este sentimento de realização, tem a ver com a descoberta do teu propósito de vida.

Mas o que é isto do propósito de vida? Sabes aquela actividade que farias até de graça? Aquele sonho que te faz sorrir só de pensares nele? Aquilo que consideras ser uma escolha tua e não dos que te rodeiam ou da pressão da sociedade? Aquela paixão que traz significado à tua vida e que, coincide com o contributo que pretendes deixar neste mundo? Este é o teu propósito de vida.

Quanto ao propósito em si... tudo depende da pessoa. Alguns descobrem que podem fazer a diferença através da educação dos filhos, outros na política, no combate à corrupção, na organização doméstica, na fotografia, na pintura, na jardinagem, no voluntariado, no coleccionismo... Podes fazer a diferença no mundo, ou simplesmente no teu meio familiar, na casa onde vives. Não importa. O essencial é que esta actividade te dê «prazer» e, ao mesmo tempo, dê «significado» à tua vida.

Algumas pessoas sabem naturalmente qual o seu propósito de vida, mas outras nem por isso. Para o descobrires, lê o post "Como encontrar o seu propósito de vida".

Estas actividades podem ou não coincidir com a tua profissão. E mesmo que a profissão seja outra, dedica tempo àquilo que dá significado à tua vida. Aprende mais sobre o assunto, define objectivos e traz para o teu dia-a-dia pequenas tarefas relacionadas com o teu propósito.

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Como já deves ter percebido, a felicidade pode ser aprendida. Requer conhecimentos e, sobretudo prática. Com o tempo podemos adquirir hábitos que nos fazem mais felizes e, isso sim, fará com que a nossa felicidade aumente.

Amanhã continuaremos com esta jornada.

Fotos:  1.ª Free-Photos ; 2.ª AOMSIN.
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terça-feira, 15 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #1


Por vezes a felicidade parece-nos inalcansável. Pensamos que só seremos felizes se atingirmos determinado objectivo (ser promovido, ter a casa dos nossos sonhos...). Pensamos também que não há felicidade duradoura, mas alguns momentos felizes que se alternam com ocasiões menos boas.

O que a ciência descobriu é que há pessoas que já nascem com tendência para serem naturalmente felizes (sortudas!), enquanto outras não têm essa predisposição. Há até quem tenha tendência para o pessimismo. A nossa herança genética influencia 50% da nossa felicidade. Mas isso não é caso para ficar deprimido. Aliás, até são boas notícias... significa que temos margem de manobra para sermos mais felizes, ora vejamos:

  • Dos 50% restantes, 10% dependem das nossas circunstâncias de vida (lugar onde nascemos, tipo de família, profissão...). Neste caso, podemos alterar algumas coisas, mas não a totalidade das circunstâncias. Mas... 40% da nossa felicidade, depende única e exclusivamente de nós. Da nossa forma de ver a vida, de encarar os problemas, dos objectivos que definimos...

Por outro lado, a felicidade duradoura não tem nada a ver com uma visão do mundo permanentemente «cor-de-rosa». Mesmo as pessoas felizes têm momentos menos bons. A diferença está na forma como encaram os problemas. Também não tem a ver com uma busca incessante de prazer, pois após um evento muito positivo (ou até negativo), tendemos a regressar ao nosso estado habitual de felicidade. Assim, mesmo os prazeres momentâneos, não têm um efeito duradouro.

O que faz toda a diferença é direccionar (intencionalmente) as nossas actividades, pensamentos e comportamentos para algo que comprovadamente nos pode fazer felizes. Devemos fazê-lo com a maior frequência possível, para que se torne um hábito. Essa forma de estar na vida, depende unicamente de nós!

Ao longo desta semana, irei deixar-te sugestões de actividades, que podem ajudar-te a viver de forma mais feliz. Umas estratégias resultarão melhor que outras, dependendo da tua personalidade e do teu gosto pessoal. Mas são actividades que a ciência comprovou que nos podem fazer mais felizes. Ah! E não te fiques pela leitura! Concentra-te numa ou mais destas estratégias, e age! Com o tempo, as mudanças positivas na tua vida irão surgir.

Pronto/a para começar?

1. Valoriza o que tens de bom


A maioria das pessoas tende a focar-se mais no que não têm, do que a valorizar o que têm de bom. E todos temos coisas maravilhosas, como por exemplo saúde, as pessoas que amamos, uma fonte de rendimento, comida para pôr no prato, a natureza que nos rodeia... Infelizmente, por vezes só as valorizamos quando as perdemos.

Para seres mais feliz, é importante que recordes intencionalmente, o que tens de bom na tua vida. Como refere a psicóloga positiva Maria Oliveira, essa atitude "(...) faz-nos sentir mais confiantes, mais confortáveis e, inclusive, dá-nos alento para enfrentar momentos de adversidade."

Queres saber como fazê-lo? Podes escrever um diário de gratidão, agradecer a Deus pelas coisas boas que te acontecem, dedicar uns minutos diários para visualizares o que te aconteceu de bom, transmitir a tua gratidão a uma ou mais pessoas a quem nunca agradeceste, etc.

2. Aprecia as coisas simples da vida


Os dinamarqueses fazem disto uma filosofia de vida e dão-lhe o nome de hygge. Talvez isto justifique, em grande parte, a sua famosa felicidade.

A ideia é dedicares alguns momentos do teu dia, a actividades simples, mas que te podem fazer feliz: assistir ao nascer ou pôr-do-sol, passear na natureza, acender umas velas ao serão, ler um livro sobre um tema que adores, fazer um almoço prolongado com a família, estar no quentinho enquanto cai uma tempestade lá fora...

Para que estas actividades aumentem a tua felicidade, é importante que as realizes com frequência, de preferência diariamente. Contudo, varia! Não faças todos os dias a mesma coisa, para que o teu cérebro não se adapte e deixe de conseguir saborear estes momentos. Lá está... podes adorar lasanha, mas se a comeres todos os dias talvez te fartes.

Encontras muitas sugestões, para variares estas actividades nos posts "Pequenos nadas que nos fazem felizes" e "Actividades «hygge» que faço com a minha filha".

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Amanhã continuaremos a nossa caminhada pelo mundo da felicidade. Até lá!

Fotos: 1.ª jill111; 2.ª avi_acl; 3.ª Engin Akyurt
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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Pensamento/Lema da semana #358


Depois da tragédia dos incêndios, que tem assolado Portugal, 
o pensamento que me inspira é este:

"Se nós estamos a destruir as nossas árvores e a destruir o nosso meio ambiente,
prejudicando animais e magoando-nos uns aos outros com todas estas coisas,
tem de haver uma energia muito poderosa para lutar contra isso.
Eu acho que precisamos de mais AMOR no mundo!
Nós precisamos de mais BONDADE, mais COMPAIXÃO, mais ALEGRIA, mais RISADAS.
Eu, definitivamente, quero contribuir para isso."
Ellen DeGeneres


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