terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Há 3 anos nascia uma princesa


Carta à minha filha:

"Querida Letícia,

ainda não sabes ler, mas estou certa que um dia receberás esta mensagem.

Foste uma bebé muito desejada. Ainda não existias e a minha mente já imaginava o sorriso do teu rosto, o cheiro da tua pele e a intensidade do teu olhar. Mas a realidade superou, de longe, a minha imaginação.


Recordo o sorriso do papá quando ao abrir um presente encontrou umas botinhas de bebé. Foi assim que soube da tua existência. Mais feliz não podia ter ficado.


Recordo a primeira vez que te vi. Parecias um feijãozinho pequenino naquela ecografia. Mas aos meus olhos, era a foto mais bela que até então tinha visto.


Recordo o primeiro pontapé, quando soluçavas no meu ventre e quando parecias fazer uma verdadeira dança.


Soube que eras uma menina e escolhemos dar-te o nome de Letícia, que em latim significa «alegria», por ser este o destino que desejamos para ti.


Quando nasceste simplesmente não dormi nessa noite. Fiquei todo o tempo a olhar para o ser pequenino que estava ao meu lado. Aí tive consciência do milagre que é a vida e de quão grata estava por te ter. Dessa noite recordo que não me podia levantar e tu começaste a chorar. As enfermeiras tentaram de tudo. Pedi para te colocarem junto a mim, na minha cama. De imediato o teu choro cessou, dando lugar a um sono sereno. Senti-me nas nuvens!


O teu primeiro sorriso intencional foi aos 8 dias de idade, quando chegaste a casa. Coloquei a música de embalar que todas as noites ouvimos durante a gravidez. Esboçaste um sorriso lindo que parecia não terminar. Jamais esquecerei esse momento.


Depois vieram as birras, os sorrisos, as conquistas. O primeiro som que disseste foi «é, é, é» (o papá passava o dia a imitar-te), depois seguiu-se o «ah... gue», o «ela»... até às primeiras palavras (que saudades de quando dizias «chuche», em vez de chucha!). Deste os teus primeiros passinhos com 10 meses... e a partir daí não houve flor, nem revista da mamã que sobrevivesse... he, he... a mamã perdoa-te.


Depois disso vieram as traquinices e as tentativas de me ajudares em todas as tarefas domésticas (nem sempre com os melhores resultados...). Tal como o teu nome indica, parece que tens a alegria em ti, pois passas o dia a cantar e a dançar, entre umas pausas para ver o Ruca e brincar com os legos. És muito extrovertida e metes-te com toda a gente (claro que pedir um chupa-chupa em cada loja que passas, não é uma opção muito saudável).


E o que já aprendeste? Sabes contar até 20 em português e aprendeste (sozinha) a contar até 10 em inglês. Reconheces quase todas as letras do abecedário, conheces uma série de palavras em inglês (às vezes até me chamas mammy), uma data de lengalengas e outras tantas coisas.


Todas as noites te digo o quanto te amo, e tu presenteias-me com os teus beijinhos, dizendo «és a melhor mãe do mundo, gosto muito de ti». E eu agradeço a Deus, por te ter na minha vida.


Melhor que recordar estes momentos, é viver este amor inexplicável que só uma mãe sente. Amo-te muito! E sei, sem sombra de dúvida que és o maior motivo da minha felicidade!


Parabéns filha,
da tua mamã Mafalda"


Foto: Google images - Autor não identificado.

25 comentários:

  1. Muitos parabéns para a Letícia pelo seu 3º aniversário, e muitos parabéns para a mamã.
    A tua filha é reflexo da educação, amor e carinho que lhe dás. Estás a fazer um óptimo trabalho.
    És um exemplo a seguir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito emocionante e tocante.
    Te entendo em todas as linhas.
    A minha espera pela Nanda foi de 11 anos. Hoje sempre digo que ela é minha paleta de cores. Entre tantas coisas trouxe a arte a minha vida. Mas isto um dia ainda te contarei, tenho certeza.

    Parabens Letícia.
    Que o Anjo da Guarda de segure sempre na sua palma da mão.
    Parabens mamãe. Que Deus te proteja de dê muita sabedoria.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns!!!
    A tua princesa vai adorar ler esta carta quando for grande!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que texto bonito :)
    Ser mãe é mesmo uma sensação única :)

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns á Princesa e á Mamã.
    Beijinhos e felicidades.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à filha e à mãe!

    Que façam a caminhada juntas e sempre de encontro à felicidade.

    Beijos às duas
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  7. LINDO ou não fossem palavras proferidas do coração!
    Feliz Anviversário, mais uma vez, pequena GRANDE princesa :o)

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  8. Estou de lágrima no olho ( e não digo isto p ficar bem, mas estou msm)

    Parabens a pequena grande Leticia, e a ti grande mãe!

    Que palavras tão simples e tao exactas e sinceras Mafalda :')

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns para a tua princesa :)
    Que parece ser uma criança super amorosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Mafalda, muitos Parabénsno 3.º Aniversário da Letícia, linda filha que Deus lhe deu!
    Desejo para ela as maiores Felicidades,com saúde, sorte, amor e muita ALEGRIA.como o nome dela indica.
    Foi uma óptima ideia escrever essa carta para ela ler quando puder e assim, recordará esta parte da sua vida feliz.
    Confesso que fiquei comovida com um texto tão belo e sentido que só as mães sabem avaliar!...
    Que para a Letícia,mãe e pai A FELICIDADE SEJA O CAMINHO!
    Bjs da sempre amiga
    GRACINDA

    ResponderEliminar
  11. Muito parabens á Princesa Leticia!

    O texto é lindo! Ser mãe é simplesmente maravilhoso!

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Amiga. Tem um selinho de presente para você no meu novo blog "Mimos do Arca". Beijos.

    ResponderEliminar
  13. A tua filha tem uma mãe e tanto!
    Que lindas palavras, muitos parabéns e votos de muita felicidade para as duas (... os três)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Minha querida,
    que carta mais linda!!!
    Quanto amor...mãe é uma coisa incrivel,né!/
    E o amor que temos pelos nossos filhos, o que é isso né!?uma sentimento que não tem como descrever, é inexplicavel mesmo.
    bj
    Parabens Leticia, tudo de melhor que DEUS possa te oferecer, um deles ele já te deu:essa mãe maravilhosa que vc tem!!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada a todas por tanto carinho. Para além de ser uma mãe de sorte, foi uma sorte conhecer-vos, sinto que já fazem parte da minha vida!

    Obrigado amigas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Muitos Parabéns á linda princesa que tenho a certeza que a tua filha é e a ti minha querida pela mãe maravilhosa que também tenho certeza que és...
    Um beijinho
    Catarina

    ResponderEliminar
  17. Que palavras bonitas e sentidas, sermos mães dá-nos mesmo um toque especial. Parabéns à tua filhota, espero que tenham passado um dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  18. Mafalda,

    Parabéns pelo aniversário de sua filha!
    Que linda a carta que vc escreveu! Certamente ela é muito especial e ficará emocionada quando souber ler e descobrir essa carta fantástica que vc escreveu!

    Parabéns pela relação de vcs, por este amor que cresce a cada dia!

    Letícia deve ser uma menininha muito especial!
    Desejo a ela que seu 3 aninhos sejam uma alegria só, como tem sido até agora :)

    Um beijo carinhoso as duas

    Ju

    ResponderEliminar
  19. Mais vale tarde do que nunca.

    Parabéns para a Letícia .

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Mafalda pelo aniversário da sua Princesa e maravilhosa iniciativa a sua de escrever essa carta para ela. Guarde a versao escrita numa bela caixinha de música, ou caixinha de papelão endereçada à ela, para o aniversário de 7 anos(quando compreender a leitura), será emocionante! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns para a Princesa e para os papás. As maiores felicidades.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. gostei imenso do blog :)* vou seguir!

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns à Letícia e aos papás. Desculpa ser atrazado, mas agora só tenho tempo para vir à blogosfera ao fim-de-semana. Digo tempo para comentar, pois dou sempre uma passadinha por cá.
    A Letícia vai adorar ler esta carta quando for maior.

    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Esta carta tocou-me muito... em breve vamos receber a nossa princesinha e mal posso esperar para a conhecer... :)

    ResponderEliminar
  25. Parabéns, por tão sentidas palavras!

    Também gosto muito de escrever e faço da escrita um momento marcante na vida das minhas filhas. Porque lhes ofereço, muitas vezes, memórias identicas...

    Gostei muito desta sua memória.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails