sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sugestão da semana #6: «acto de bondade»

Praticar a bondade é tão benéfico para quem dá como para quem recebe. O facto de realizar actos de bondade poderá fazer de si alguém mais feliz.

Deste modo, proponho que escolha um dia da semana (Sábado, por exemplo) e pratique um acto de bondade que ainda não tenha realizado. Poderá escolher um acto de maior dimensão ou 3 a 5 mais pequenos.

Poderá fazer tanta coisa: fazer limpeza na casa de uns familiares idosos, deixar um saco recheado de compras à porta de uma família necessitada (mesmo que anonimamente), visitar alguém doente e levar-lhe um miminho feito por si... Poderá concretizar também actos menores, mas com muito valor: fazer uma chamada telefónica para aquela pessoa que vive tão sozinha, deixar passar alguém à sua frente na fila de supermercado (um idoso por ex., alguém que tenha poucas compras e esteja com muita pressa...), ceder o seu lugar no autocarro, ajudar alguém a transportar um embrulho ou umas malas...

O melhor dos actos de bondade é que podem gerar uma cadeia de gentilezas. Por vezes a pessoa que beneficia da ajuda sente-se tão bem, que acaba por praticar actos similares com outras pessoas e assim, sucessivamente.

Aprecie a sua própria generosidade e tenha um final de semana feliz!

Foto: Google images - Autor não identificado

21 comentários:

  1. "Praticar a bondade é tão benéfico para quem dá como para quem recebe. O facto de realizar actos de bondade poderá fazer de si alguém mais feliz."

    É verdade sim Mafalda.
    Eu já senti isso! :)

    Votos de um fim de semana muito feliz para ti e família.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito mesmo que se gera uma cadeia de gentileza, até nas coisas mais pequenas. Numa estrada movimentada e com prioridade eu abrandei e dei passagem a um carro que estava num cruzamento, depois segui atras dele e no cruzamento a seguir ele fez exactamente o que eu fiz e deixou passar outro carro. Só nessa altura me apercebi do que tinha criado e sorri.

    Só para dizer que até nestas simples coisinhas do dia a dia isso acontece. :-)

    ResponderEliminar
  3. E assim crescemos interiormente. Foi precisamente sobre isto que hoje eu escrevi o meu Bom dia Alegria! Bj**

    ResponderEliminar
  4. Usar e praticar bons sentimentos, só pode mesmo fazer-nos sentir melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga Mafalda. Sempre temos algo a doar e há sempre muita gente a receber. Tabalho não falta. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Oi Mafalda,
    Eu sou tida como uma pessoa generosa, o que para algumas pessoas significa que sou alguém que os outros encostam e abusam, mas não é verdade.
    Minha filha me chamou a atenção por eu estar emprestando $ para uma amiga que em lugar de trabalhar , fica se lamentando, e me disse:
    - Enquanto vc trabalha, ela fica em casa asssitindo TV.
    Mas eu não faço apenas por esta amiga, faço por mim. Eu me sinto bem melhor ajudando-a do que me omitindo.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda:
    Sou teu fiel seguidor!
    Tento no meu dia a dia encontrar o meu equilíbrio, tento a cada dia que passa ser melhor! O que me aflige não é a forma em que nos encontramos, mas sim a falta de capacidade de dar a volta.
    Como sabes adoro cozinhar, quando posto uma receita, sei que estou a partilhar algo de mim com alguém...e...isso dá-me energia e um bem estar supremo...
    Siga com este blog fantástico!
    Um xi

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda,
    Partilho a tua opinião em relação a bondade, quem dá recebe, e quem dá sente-se feliz por dar, quem recebe sente-se se feliz por receber e paga dando. É maravilhoso.
    Se tiveres oportunidade passa no meu blog e vê o vídeo do meu post sobre bondade feito dia 06/02.
    Link aqui:
    http://semmedodeserfeliz-mar.blogspot.com/2012/02/kindness-ser-e-sentir.html

    Beijinhos, feliz fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. existem pequenas coisas que também podemos fazer no dia-a-dia... sermos gentis e cumprimentar quem por nós passa com um sorriso (mesmo os que não conhecemos), colocar moedas no parquímetro de alguém, telefonar/enviar mensagem a alguém da nossa lista de contactos só porque nos lembramos dela, enfim... a imaginação não tem limites por isso toca a pôr tudo em acção! :)

    ResponderEliminar
  10. Doar,doar...sem ver a quem e nem pra que!! Ajudar é um ato de sabedoria e amor!!!

    Tenha um Fim de Semana Abençoado!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  11. Sabe muito bem!
    Bom fim-de-semana =)

    http://viverentrelacos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez um texto cheio de sabedoria. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. nem mais mafalda..se todos o fizesemos o mundo seria bem melhor...
    bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  14. Ai Mafalda, seria perfeito se todos chegassem a este entendimento, de que nós colhemos do universo o que jogamos nele. A bondade é um sentimento nobre que permite receber ao dar, é muito gratificante para as duas partes.

    Adorei o post!

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Mafalda querida, a sua bondade sempre nos contagia a todos!
    Um feliz final de semana para vc, sua família e todos nós!
    Que façamos sempre um ato de bondade!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  16. Mafalda querida,
    Vim te visitar hj e avisar que amanhã no Projetando Pessoas estarei publicando o lindo selinho que ganhei de você e divulgando o seu espaço.
    Aguardo você por lá!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  17. Oi Mafalda,

    Lindo post! Com pequenos gestos diários poderemos mudar o mundo! Vamos divulgar! Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Realmente, às vezes não custa nada fazer uma boa acção.
    :)

    ResponderEliminar
  19. Já tenho a minha boa acção desta semana. Dei o meu lugar no metro, sentada, a uma senhora idosa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails