sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sugestão da semana #7: «exercício físico»

Incrivelmente (isto a mim surpreende-me!) foi comprovado que o exercício físico é das actividades mais eficazes para incentivar a felicidade. A explicação para este facto tem a ver com o aumento da auto-estima, a sensação de domínio do nosso corpo e da nossa saúde, o facto de ser uma distracção para as nossas preocupações e dificuldades na vida e, quando realizada em conjunto, nos proporcionar momentos de convívio social.

Por tudo isto proponho que esta semana comece a realizar exercício físico. No entanto, para que este o faça feliz (ao invés do contrário) é necessário ter em atenção alguns aspectos:
- procure um exercício que se adeqúe ao seu estilo de vida e à sua personalidade (não adianta fazer jogging se «odeia» este desporto);
- comece devagar (o exagero poderá fazê-lo sentir-se mal e levá-lo a desistir. Eu sou um exemplo de quem começa bem devagarinho... mas ao menos ainda não desisti);
- se dispõe de pouco tempo diário para esta actividade, dedique-lhe nem que seja 10 minutos;
- não abandone o exercício ao fim de pouco tempo (na maioria dos casos são necessárias semanas para produzir os efeitos que acima falei, o problema é que muita gente desiste antes disso).

Faça a experiência e tenha um final de semana feliz!

Foto: Jupiterimages

12 comentários:

  1. Adorei estas dicas, amiga, e digo por experiência própria que, começar uma atividade física é difícil, pq nos acomodamos ao sedentarismo, mas depois de algum tempo praticando, não paramos mais, pois temos muito prazer no exercício. Realmente, me sinto feliz quando estou me exercitando!
    Tenha uma ótima sexta-feira de luz!
    Beijos no coração!♥
    Mari

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda:)

    Eu adoro fazer exercício físico, só tenho pena do pouco tempo disponível. Faço hidroginástica uma vez por semana e apesar de ser pouco faz-me muito bem e muito feliz. Essa teoria em mim está comprovada:)

    Bom fim-de-semana!
    Bom Carnaval:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, lá me lembras-te que esta semana praticamente não fui ao ginásio :( Hoje vou :)

    ResponderEliminar
  4. Aí está uma coisa que eu quero fazer!

    Exercício físico!
    Faz bem ao corpo
    Faz bem à alma

    Tenho andado um pouco preguiçosa e adoentada também!

    Mas estou firme na decisão de começar a fazer!

    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. E é bem verdade, eu descobri que me sinto mais feliz e com mais energia quando faço caminhadas! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Já me pronunciei várias vezes no meu blog sobre as minhas belas caminhadas/corridas e o quanto bem sabe! Comecei a fazê-las diariamente à menos de um mês e confesso que quando não tenho a oportunidade de ir sinto falta disso, nem que fosse da caminhada mais simples. Aconselho mesmo toda a gente a fazer, nem que seja por pouco tempo por dia.

    Deixei um miminho para ti no meu blog =)

    http://viverentrelacos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Estou tentando manter a constância nos exercícios físicos e a serotonina realmente estimula a felicidade!
    Bom final de semana e por aqui pelo Brasil, Bom carnaval!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  8. excelente sugerencia!!

    feliz fin de semana, un beso!

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda!!

    Verdade mesmo e nem sequer é preciso gastar fortunas em ginásios, basta um passeio de bicicleta, uma caminhada a beira mar, um jogo de futebol com marido e filhos, enfim... há uma infinidade de actividades que trazem muita felicidade e enriquece imenso a vida familiar.

    * Minha querida, estarei respondendo ao teu desafio na segunda feira ok?

    Beijinho grande!
    Bom fim de semana e bom Carnaval.

    ResponderEliminar
  10. Tenho estado todo o mês de Fevereiro a tentar recomeçar a fazer exercício... mas ainda não consegui. O mais difícil é mesmo encontrar tempo. Comecei com o objectivo de dedicar-me 15 minutos por dia, agora estou a pensar a reduzir para 15 minutos por semana... :-(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails