sexta-feira, 23 de março de 2012

Sugestão da semana #12: «decoração para a felicidade»

Sabia que o ambiente que o rodeia pode influenciar o seu estado de espírito? Agora visualize a sua casa. Que emoções lhe transmite? É uma ambiente reconfortante e positivo? Sente-a como um refúgio para se libertar do stress diário? Se não a sente assim, está na hora de mudar isso e de torná-la num verdadeiro lar... um lar feliz!

Esta semana proponho-lhe que passe por cada divisão de lá de casa e que faça um plano escrito daquilo que pode mudar.

Com base em investigações na área da Psicologia do Design, deixo-lhe algumas sugestões que pode já ter em conta na elaboração do seu plano:

- elimine tudo o que é tralha e que só complica a sua vida;

- se as divisões são demasiado pequenas, diminua ao máximo os objectos dentro destas e maximize o espaço (usando organizadores, espelhos, etc.). Um ambiente muito sobrecarregado pode ser sufocante;

- torne o espaço acolhedor, recorrendo a materiais como pedra e madeira, a divisões compartimentadas que permitem ter espaços mais privativos, a lareiras...;

- abra as cortinas e deixe entrar a luz natural;

- adapte a iluminação artificial à divisão da casa (espaços comuns como a sala-de-estar devem ter luzes mais brilhantes, espaços privativos como os quartos devem ter uma iluminação mais suave);

- crie espaços misteriosos recorrendo a cortinas, pequenos recantos, velas (isto porque o ser humano se sente normalmente atraído por estes espaços);

- crie um espaço só seu, onde possa ter privacidade e estar a sós com os seus pensamentos;

- incorpore elementos da Natureza (plantas, jarras com flores, fotos de paisagens...);

- elimine o excesso de tecnologia, ou seja, tudo o que nem sequer usa, ou o que afecta o seu sono e/ou o convívio com a família;

- combine os objectos de decoração, de modo a seguir um padrão;

- inclua objectos que evoquem as suas lembranças felizes (fotos, recordações de viagens, um móvel restaurado da sua avó...).

Se quiser saber mais detalhes sobre como a sua casa pode contribuir para a sua felicidade, leia também este post.

Aproveite o seu refúgio e tenha um final de semana feliz!

Foto: Google images - Autor não identificado

17 comentários:

  1. Isso é bem verdade! Apesar do cansaço que dá, eu prefiro, em dia de limpeza, limpar a minha casa de cima a baixo toda de uma vez! Pq apesar do cansaço no final, é tão bom a gente deitar-se com aquela sensação de roupa limpa, quarto limpo, cheirinho a limpo! Não gosto de limpar uma coisa hoje e a outra amanhã pq quando acabo a "volta" já está tudo sujo novamente e assim nunca tenho a casa limpa toda ao mesmo tempo, mas infelizmente com a vida que levamos ás vezes se assim não for não é de maneira nenhuma!
    Quando deixo a cozinha por arrumar à noite, de manhã quando me levanto e entro na cozinha, fico logo de mau humor! Não percebia a cisma que a minha mãe tinha em deixar a cozinha arrumada todas as noites, apesar de dizer que já estava super cansada e blablabla, mas depois de ter a minha própria casa, comecei a perceber o porquê dessa insistência!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda!

    Perdoa a ausência minha querida, mas acho que andam a roubar horas às minhas 24, os dias tem sido corridos :( Mas quando tenho um cadito, venho sempre cá ter :)

    Adorei as tuas dicas, apesar de seguir a maioria delas é sempre bom recordar e tentar melhorar. No meu "apertamento" não dá para grandes aventuras decorativas, mas vou fazendo o melhor que posso.

    Beijinho grande e bom fim de semana.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  3. Eu sinto isso no quarto principalmente. É lá que passo a ferro sem ter os miudos debaixo da tábua ou a tentar (des)arrumar tudo.
    Quando a roupa acumula, acumula lá e isso nota-se na minha falta de descanso, não consigo dormir descansada num sítio tão cheio de coisas a fazer e que me lembra tanto que ainda tenho de fazer.
    Bjs e um excelente fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, uma casa cheia de tralha não invoca boas energias e acho bastante difícil uma pessoa sentir-se bem.
    Molduras com imagens felizes é sempre uma mais valia para nos alegrar e fazer-nos pensar que se hoje estamos menos bem, naquele dia estávamos felizes e ... vamos repetir.


    Beijinhos e continua com boas dicas par nós :D

    ResponderEliminar
  5. É absolutamente verdade, quando a desarrumação aumenta o stress aumenta.
    Não há nada como um espaço limpo e bonito para relaxar.
    As dicas são muito boas.

    ResponderEliminar
  6. É uma grande verdade; se não podemos ser feliz dentro de nossa casa, aonde seremos então?
    Estou em uma fase de retirar tudo que está estagnando a energia de minha vida.
    Essa semana foi de limpeza, mudança de móveis de lugar, jogar fora o que esntulha e doações.
    Essa foi uma semana de muito trabalho, mas que aos poucos está se transformando em paz, energia e muito amor.
    Bom final de semana feliz e de paz.

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas, super importantes! Se não nos sentirmos bem em nossa casa, não nos sentiremos em lugar algum. Ja notei que quando eu ando mais estressada, confusa, passando por momentos complicados, a casa fica meio de lado, fica mais bagunçada, com acúmulo de objetos, as plantas ficam murchas...e quando eu melhoro, a casa volta a ficar em ordem. Isso confirma a afirmação que diz que o exterior é o reflexo do nosso interior!!
    Tenha uma ótima sexta-feira!
    Beijos!♥

    ResponderEliminar
  8. Completamente de acordo, Mafalda. A casa contribui muito para o nosso bem estar, não só a decoração, como a luz, organização e limpeza. Fiquei inspirada com este post.

    Beijinhos e votos de um fim de semana muito feliz!

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente Mafalda!

    Eu tento com que minha casa fique de forma a nos sentir-mos bem.
    Ando a "destralhar" bastante.
    A minha casa tem muita luz graças a Deus!

    Ando, muito devagarinho é certo, a orientar a casa nesse sentido: que a gente sinta que ali é o nosso LAR!

    Belo post, como sempre! :)

    Feliz fim de semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão. De todas as partes da minha casa aquela que eu mais me identifico e mais tempo passo é a minha sala. Tenho paz interior quando estou naquela divisão. Ainda ando a fazer algumas alterações no meu quarto, por isso, ainda não está 100%. Vai aos poucos.

    Adorei este post é super motivante.

    ResponderEliminar
  11. Ao ler este post...sim, tenho de fazer umas alterações na minha casinha. Obrigada pelas sugestões. Bom fim-de-semana :)***

    ResponderEliminar
  12. Ai como precisava mesmo agora de um manual de conquistar a felicidade... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lígia, se quiseres umas dicas extra, consulta este post: http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/01/como-ser-feliz-em-2012.html

      Eliminar
  13. magníficas sugerencias, simples y naturales para hacer de nuestro hogar un espacio cálido y acogedor, un despacio para ser felices!!

    gracias, disfruta un excelente fin de semana!


    un beso.

    ResponderEliminar
  14. Adoro decoração!!! Infelizmente como a casa é alugada há coisas que não posso mesmo mudar, mas tento ao máximo decorar de forma a sentir-me confortável. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails