sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sugestão da semana #14: «crie uma tradição com significado»

Esta semana sugiro-lhe que aproveite a Páscoa, para criar uma tradição familiar. Mas não estou a falar de uma tradição qualquer, daquelas que só cumprimos por obrigação. Estou a falar de algo que nos traz alegria de antecipação, que vivemos com mais alegria ainda e que permanece na nossa memória como uma lembrança feliz.

A verdade é que estas tradições e todos os rituais que as envolvem, têm um enorme poder de unir as famílias, reforçar os seus valores e identidade, e conferir a sensação de um ambiente carinhoso e protector. E tudo isto contribui para a felicidade familiar.

Mas como fazer com que a tradição tenha significado? Dou-lhe algumas sugestões:

- Envolva todos os elementos da família na preparação da festa da Páscoa (ou noutra festa, se utilizar esta sugestão noutra ocasião);

- Invista tempo e algum esforço nos preparativos;

- Tenha a máquina fotográfica sempre à mão, para ir captando os momentos mais importantes da ocasião e criar um álbum de lembranças felizes;

- Medite com a sua família sobre a origem da festa e/ou das tradições que lhes estão associadas, para esta fazer mais sentido;

- Preparem em conjunto, refeições e doces tradicionais que se utilizam especificamente nesta época (o folar da Páscoa, por exemplo), de modo a associar estes alimentos a esta ocasião;

- Participem em cerimónias religiosas, e/ou caso prefiram reforcem a vossa espiritualidade em família (por exemplo, antes da refeição pascal cada um pode agradecer a Deus pelo sacrifício de Jesus, por tudo o que aconteceu de bom ao longo do ano e pedir o melhor futuro possível, ou, caso não sintam essa ligação espiritual, simplesmente prometam melhorar em algum aspecto);

- Cumpram os rituais da época (na minha terra, por exemplo, os padrinhos costumam dar aos seus afilhados uma série de lembranças associadas à Páscoa: um bolo, umas amêndoas, um ovo de chocolate, ou, numa versão mais saudável, uns frutos secos... - mas o rei sempre foi o bolo!);

- Criem actividades divertidas, principalmente se há crianças envolvidas. Neste último caso, que tal criar uma caça ao tesouro, em que o tesouro são ovinhos da Páscoa (a minha filha adora!)? Para lhe dar uma ideia, deixo aqui uma sugestão digna da Caderneta de Cromos do Nuno Markl: a imagem foi retirada d'A Minha Agenda do ano de 1990 e fez as minhas delícias nesse ano. Poderá sempre fazer algo parecido para os seus filhos (clique na imagem para ver melhor).

Resta-me desejar uma PÁSCOA FELIZ!


Foto: Andy
Imagem: In: "A minha Agenda - 1990"; Editorial O Livro; Lisboa; 1989.

8 comentários:

  1. Eu tenho a tradição de passar a páscoa c a família e adoro o calor que eles me trazem e que eu lhes posso dar. Boa páscoa Mafalda :)

    ResponderEliminar
  2. Também sou muito a favor de pensar na Páscoa com muito sentido e significado no que escolhemos fazer e a forma que comemoramos.

    Boa Pascoa!

    http://repensandoacoes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Linda postagem amiga!
    Páscoa pra mim e a celebração da vida.
    A família reune toda, é momento de agradecimentos,
    de esperança e amor. Sem esquecer dos coelhinhos,
    da procura dos ovos...Rsrs.
    Abraços!Uma tarde abençoada pra ti.

    ResponderEliminar
  4. Esse pensamento tem tudo haver com o que tenho feito ultimamente, foi bom confirmar que estou agindo certo. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga,
    Que haja um renascimento de fé, de energia, de alegria em cada um de nós! Feliz Páscoa!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  6. Uma doce e feliz páscoa para ti e para a tua familia.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia!
    Tenho essa agenda e de vez em quando, ainda encontro lá ótimas ideias!
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  8. Mafalda excelentes sujestões para unir uma familia, também para si uma Páscoa muito feliz.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails