sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sugestão da semana #15: «propósito de vida»

Sabe aquela actividade que faria até de graça? Aquele sonho que lhe coloca um sorriso nos lábios só de pensar nele? Aquilo que considera ser uma escolha que vem do seu íntimo e não dos que o rodeiam ou da pressão da sociedade? Aquela paixão que traz significado à sua vida e que, poderá coincidir com o contributo que pretende deixar neste mundo? Sim, estou a falar do seu propósito de vida. Esta semana proponho-lhe que passe à acção e concretize os seus sonhos.

Infelizmente, a maioria das pessoas limita-se a cair numa rotina, sem procurar realizar os seus sonhos. Sabia por exemplo, que só cerca de 10% da população mundial está totalmente satisfeita com o seu trabalho e sente a sua profissão como um «chamado»? Todavia, em países mais felizes como a Dinamarca, as pessoas optam normalmente por um emprego que lhes traga mais satisfação - mesmo que tenham um vencimento um pouco menor.

Mas o seu propósito de vida, pode ter ou não a ver com a sua profissão. Como referiu W. Béran Wolfe, no seu livro How to Be Happy Though Human, "Se procurarmos um homem realmente feliz, encontrá-lo-emos a construir um barco, a compor uma sinfonia, a criar um filho, a cultivar dálias no seu jardim ou à procura de ovos de dinossauro no deserto de Gobi". Por outras palavras, a missão de cada um pode variar muito, é importante é descobrir o que traz significado à sua vida...

Mas para passar à prática, atente no seguinte:

- Em primeiro lugar, defina qual o seu propósito de vida. Caso não saiba qual é, descubra com a ajuda deste post.

- Caso o seu propósito de vida coincida com uma profissão, e se sente infeliz com o seu actual trabalho, pondere uma mudança (analisando todos os prós e contras);

- Poderá gostar do seu trabalho, mas a sua paixão ir além do mesmo. Neste caso, poderá conciliar as duas actividades. Mas não deixe de dedicar uns minutos por dia à sua paixão;

- Se sonha com algo que espera que se concretize, tem de passar à acção. Se necessitar de motivação para seguir em frente, leia este post e mais este.

- Vá avaliando os seus resultados (veja como o faço neste post - se bem que aqui, vou além de objectivos relacionados com o meu propósito de vida). Por menores que sejam os sucessos, são um estímulo para seguir em frente.

- Sinta-se grato pelo que a realização do seu sonho traz à sua vida (mais energia, optimismo e felicidade, por ex.) e pelo contributo que está a dar à sociedade (deixar um legado positivo aos seus filhos, contribuir para a defesa do ambiente, realizar trabalhos artísticos que embelezam uma sala, ter um jardim que torna o seu bairro mais bonito...).

Viva com um propósito e tenha um final de semana feliz!

Foto: Giovanni Orlando

9 comentários:

  1. Realmente é algo a que não damos valor e devíamos dar mais. Gostei muito desse post, faz muito sentido. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que post tão interessante Mafalda.

    Adorei, e sabes que eu ando assim... sinto que estou a precisar de algo!
    Está me a faltar algo que me faça sentir realizada, que me faça sentir bem, que me faça sair desta rotina desmotivadora.

    Obrigada por este post

    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Minha querida!
    Amei ler seu post! Muito bom!
    Precisamos ter um propósito, senão viveremos em vão.
    Abraços! Um final de semana abençoado pra ti.

    ResponderEliminar
  4. OI MAFALDA!
    TEU POST FAZ COM QUE FIQUEMOS A PENSAR, ACHEI PERFEITO, PRINCIPALMENTE PARA JOVENS QUE AINDA TEM TODAS AS ESCOLHAS EM ABERTO.
    ABRÇS

    Zilanicelia.blogspot.com
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  5. Oi Mafalda!

    Adorei o seu post! Valeu para minha reflexão! Eu este ano resolvi investir no que me dar prazer. Já estou fazendo o tão sonhado curso de fotografia estou adorando! Uma ótima semana! Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Sabe Mafalda, de verdade quero conhecê-la! Temos muita afinidade, é incrível! Essa semana estive desenvolvendo esse tema com meu time no trabalho! Ter uma causa! Ter algi que faça seu olho brilhar, que te faça trabalhar até de graça, e hj venho aqui e encontro essa postagem! É demais a sincronicidade de pensamento entre nós!!!!
    Um dia quem sabe passaremos horas conversando....
    bjs amiga
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência amiga! Temos culturas e origens tão diferentes e uma filosofia de vida tão semelhante :)
      Também sinto essa afinidade contigo. Temos de nos conhecer sem dúvida.
      Beijo grande!

      Eliminar
  7. o sonho comanda a vida e e isso que devemos ter em conta. sonhar, viver, conquistar palavras de ordem gostei do blog

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails