sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sugestão da semana #17: «ler para viver melhor»

Esta semana sugiro-lhe que abdique de 1 hora a ver televisão, por 1 hora de leitura.

Mas não leia um livro qualquer, escolha algo que possa melhorar a sua vida. Algo sobre como melhorar a sua saúde, a sua produtividade no trabalho, a sua situação financeira, as suas relações, a educação do seu filho, a sua felicidade...

Agora imagine que estendia este hábito por todos os dias do ano. Nem que lesse só 30 minutos por dia, isso dar-lhe-ia 183 horas de aprendizagens que podem melhorar a sua vida. Já imaginou o que poderia mudar nesse espaço de tempo?

No entanto, tenha em atenção o seguinte:
- Distinga o trigo do joio - nem todos os livros merecem a mesma credibilidade. Opte por ler, aqueles que são baseados em estudos científicos e cujo autor seja especializado no assunto;
- Não se fique só pela leitura, passe à acção - por mais que as ideias de um livro sejam fantásticas, não melhorarão a sua vida, se não as colocar em prática;
- Escolha os conselhos que se adaptam à sua vida - não é necessário seguir todas as sugestões que lê. Analise as que podem ser benéficas para o seu caso pessoal, e inspire-se nessas.

Quer conhecer alguns dos livros que melhoraram a minha vida?
- A Economia lá de Casa do Dr. João Martins, presidente da Associação para o Posicionamento Estratégico e Financeiro - este livro incentivou-me a renegociar o crédito habitação. Para além de ter conseguido um spread mais baixo, amortizei muito mais dívida do que esperava. Hoje faltam-me 8 anos para pagar a casa (caso contrário, faltar-me-iam 38 anos).
- Educar para a Felicidade da Dr.ª Christine Carter, investigadora da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA - tem-me inspirado a realizar actividades ou a utilizar estratégias, que incentivem a minha filha a aprender a ser feliz. Tem capítulos interessantes como: incentivar a inteligência emocional das crianças, criar hábitos de felicidade, etc. 
- Como ser Feliz da Dr.ª Sonja Lyubomirsky, investigadora da Universidade da Califórnia, Riverside, EUA - tem-me ajudado a escolher uma série de actividades que tornam a minha vida mais feliz.
- Tempo para tudo - Organização e gestão pessoal da DECO Proteste - este livro tem-me ajudado a gerir melhor o meu tempo e a simplificar a minha vida.

Inspire-se em bons livros e tenha um final de semana feliz!

Foto: Bethan

16 comentários:

  1. Concordo inteiramente! Adoro ler e penso que é uma forma de conhecer, ser protagonista por umas horas e compreender o mundo! Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Abdico de boa vontade! Até pq ando a namorar um livro que... me vai encher as medidas!

    ResponderEliminar
  3. Também estou dedicada e motivada em aumentar o número de horas que leio todas as semanas... só temos a ganhar com isso!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esses livros, vou indagar mais.
    Eu elio sempre à hora de almoço, é um vício. Como almoço sozinha assim não estou tão só. É aquele bocadinho a meio de um dia de trabalho que me faz bem.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumava ler à hora de almoço. Mas agora já não almoço sozinha. Actualmente, leio principalmente à noite.

      Eliminar
  5. Adorei as dicas! E concordo com você, Mafalda! Ler é muito mais produtivo, exercita o cérebro, traz novos conhecimentos e pode ajudar a melhorar muito a vida. Aliás, faz tempo que não assisto TV...

    Beijos de luz!♥

    ResponderEliminar
  6. Oi Mafalda,
    Sem dúvidas a leitura nos abre horizontes, e realmente precisamos saber fazer as nossas escolhas do que vamos ler, existem muita porcaria escrita em forma de livros e/ou músicas que não merecem créditos algum.

    Não conheço suas dicas e não sei se circulam aqui no Brasil, vou dar uma de curioso e pesquisar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Há dois anos que tomei essa decisão de ler mais. Todos os dias tenho de ler e estou tão, mas tão viciada que, se não ler um pouquinho fico stressada. Gosto de aproveitar a minha hora de almoço, que infelizmente passa a correr...

    ResponderEliminar
  8. Já leio sempre que posso. Há livros que prefiro ler em português e estando em Espanha nem sempre é possível. Agora ando a ler um em Inglês que fala dos benefícios de beber sumos de fruta e vegetais com a ajuda da liquificadora. Tenho de fazer um post disto está realmente interessante. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar o post. Parece ser muito interessante :)

      Actualmente também ando a ler um em inglês, da National Geographic. Trata-se de uma viagem por alguns dos países mais felizes do mundo, no fundo para nos dar a conhecer a razão da felicidade das pessoas e o que podemos fazer, para sermos mais felizes.

      Beijo

      Eliminar
  9. Essa é daquelas coisas que não me importo nada de fazer, deixar a televisão de lado para ler não me custa nada, adoro ler.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Mafalda! Adorei a sugestão! Pois a TV atualmente nada acrescenta as nossas vidas! Um ótmo fim de semana! Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu também não iria tão longe. Acho que há programas, nomeadamente documentários, que nos ajudam a melhorar. No entanto, a sugestão que dou é para as pessoas não ficarem todo o tempo presas à TV (como tu dizes, por vezes com programas que não acrescentam nada à nossa vida), e aprenderem algo com livros bons. Um bom livro pode inspirar-nos a melhorar as nossas vidas, é um facto.

      Eliminar
  11. Que boas sugestões, não tenho lido muito, para além dos blogs e das histórias que conto diariamente aos meus filhos, mas tb não vejo televisão, não tenho tempo, nem me lembro.

    Vou registar o nome dos livros, não tenho comprado nenhuns ultimamente, mas tenho ido à biblioteca.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails