sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sugestão da semana #21: «construa uma caixa da felicidade»


Em tempos estive em casa de uma pintora, que me convidou a visitar o que chamou do seu «quarto secreto». Fiquei abismada quando lá entrei. Naquele pequeno espaço impecavelmente organizado, ela reunia recordações dos momentos felizes de toda uma vida. Das viagens que fazia, dos prémios recebidos, dos livros por ela escritos, de objectos aparentemente insignificantes, mas que lhe recordavam uma ocasião especial. Mostrava-me tudo com um sorriso radiante (o que me surpreendeu, pois normalmente tinha um ar muito sério).

As investigações comprovam que recordar os nossos momentos felizes, é uma forma de trazer felicidade ao nosso dia-a-dia e o que vi naquela casa, comprovou-o. Foi aí que me decidi a construir a minha «caixa da felicidade» (que um quarto é coisa de ocupar muito espaço) e é isso que hoje lhe proponho.

Adquira uma caixa bem bonita, que se enquadre com a decoração lá de casa. Nela deverá guardar objectos que realmente sejam muito importantes para si, que lhe lembrem momentos felizes do passado (deve ser selecto nos objectos, o objectivo é guardar coisas realmente importantes e não criar um depósito de tralha).

Na minha caixa guardo objectos aparentemente vulgares, mas com muito significado para mim: algumas cartas trocadas entre mim e o meu marido, 2 penas azuis de um gaio que tive na infância (o único animal de estimação que tive - hoje não conseguiria ter um pássaro preso numa gaiola), uma cassete onde a minha mãe e a minha irmã aparecem a cantar, os jornais comprados nos dias em que me casei e em que a minha filha nasceu, bilhetes de passeios que fiz...

Mas para além destes objectos proponho-lhe que inclua um diário de momentos felizes. Nele escreva sobre todos os sonhos que concretizou e o que considera terem sido os momentos mais felizes da sua vida. Tente ir aos detalhes, de modo a reviver esses acontecimentos. Aproveite este diário, e daqui por diante registe os bons momentos que ainda hão de vir.

E já sabe, sempre que se sentir em baixo... dê uma espreitadela na sua caixa da felicidade.

Mãos-à-obra e um final de semana feliz!

Foto: Shereen M

15 comentários:

  1. Em casa cada um de nós tem uma caixinha de recordações. Adoro abri-la de vez em quando, revigora-me! Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Que ideia gira!

    Gostei!

    Bom fim de semana para vocês
    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma no meu quarto, tem de tudo: bilheres de cinema, óculos de filmes 3D, cartas e cartões do meu marido, postais e objectos dos amigos, aminha primeira colher do traje académico...
    Bom fim-de-semana. Bj**

    ResponderEliminar
  4. Oi Mafalda,
    Momentos felizes ou não, fazem parte de nossa trajetória humana. Feliz de quem consegue voltar-se ao passado e celebrar somente os momentos bons.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma ideia muito interessante. Tenho peças que guardo aqui e ali, e seria melhor guardá-las juntas, num recipiente bonito e especial. Obrigada por esta ideia!

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho, mas dou-lhe o nome de "caixinha das recordações" =)

    ResponderEliminar
  7. Mto boa essa dic Mafalda!!!
    Deve ser muito interessante dar uma espiadinha na caixa da felicidade, e acredito sim que seja de recarregar as energias e dar um tchau pro baixo astral!

    Fiquei feliz com sua visita lá no blog! Obrigada!
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
  8. Ideia genial.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Uma boa forma de concentrar de forma organizada essas recordacoes! Tenho guardadas lembrancas de varias epocas e que sempre que abro essas cainhas, envelopes, e remexo nessas teias de aranha emocionais volto no tempo,me sinto adolescente de novo, dou boas gargalhadas sozinhas e penso nesses bons momentos!
    Vou pensar no tamanho dessa caixa!
    Bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  10. Querida Mafalda S., obrigada pelas dicas diárias, tens um selo para ti no meu post “4 de uma só vez”, espero que gostes, Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  11. Olá Mafalda, eu já tenho uma caixa dessas só que nunca me lembrei que é uma caixa da felicidade, mas na verdade é o nome certo pela felicidade que dá ver/recordar o que representa cada objeto que lá está dentro. Entre muitas coisas tenho poemas que o meu marido me fez, as pulseiras dos meus filhos na maternidade, a fitinha do cabelo que a minha filha usou no batizado , desenhos, cartas ,"coisitas" que os meus filhos me foram dando quando eram pequeninos (e até grandes pensando melhor). Acho que até vou forrar a caixa de forma a valorizá-la.
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Oiii
    Aqui no Brasil essa semana é a Semana do dia dos namorados!!
    Por isso passei para desejar uma semana muito especial!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  13. Acho que podes ter objectos desses momentos felizes espalhados pela casa. Assim não era apenas um quarto ou uma caixa seria a tua casa.

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia dos "jornais comprados nos dias em que me casei e em que a minha filha nasceu" :)

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela sugestão. Encontrei a sugestão porque estava á procura de como se faz uma caixa da felicidade. Saúde para si e para a sua família.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails