sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estratégias para lidar com o stress: o que funciona e o que não funciona

Nos dias que correm somos frequentemente submetidos a situações stressantes. Mas, perante uma mesma situação, há pessoas que conseguem ultrapassar o stress de uma forma muito mais eficiente.
 
Para além da personalidade da própria pessoa, isto deve-se às estratégias que utilizam para lidar com o stress. De acordo com a American Psychological Association, as investigações realizadas comprovam que umas estratégias são bastantes eficazes, enquanto que outras ou não resultam ou dão-lhe  uma sensação de alívio momentâneo, mas depois poderão fazê-lo sentir-se ainda pior. Veja em que grupo se incluem as suas estratégias e, se necessário, altere-as:
 
ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O STRESS
QUE RESULTAM:
- Exercício físico ou a prática desportiva de jogos em equipa;
- Rezar ou assistir a serviços religiosos;
- Passar tempo com amigos ou familiares que significam muito para si;
- Receber uma massagem;
- Fazer uma caminhada no exterior;
- Meditação ou yoga;
- Envolver-se num hobby criativo.
 
 
ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O STRESS
QUE NÃO RESULTAM:
- Jogos de azar;
- Ir às compras;
- Beber;
- Comer;
- Jogar videogames;
- Navegar na Internet;
- Ver televisão ou filmes por mais de 2h.
  

Foto: Leo Prieto

6 comentários:

  1. Um bom filme para rir ajuda a aliviar o stress :) O Ice Age resulta comigo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo também. Mais que 2h é que já não resulta lá muito bem...

      Eliminar
  2. Bom post e boas ideias! Mas eu diria meditação E yoga (são coisas diferentes que se complementam e fazem muito bem ao corpo e à mente!).

    ResponderEliminar
  3. Gostei do post, que é um óptimo resumo, muito prático! O que mais faço é comer, para combater o stress, e sei que realmente não resulta! eheheheh

    ResponderEliminar
  4. Essas dicas são muito úteis. Vou aplicar algumas e deixar ou reduzir outras.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Blog fantástico, é para mim um privilégio poder ler as suas palavras,amiga Mafalda eu ia para deixar um comentário na postagem acima mas esta me chamou à atenção e não pude deixar de ler, são dicas muito úteis, e gostaria de dizer que uma dica é de certeza útil a caminhada, creio que dá sempre resultado gostei, de certo que mais vezes virei aqui, no entanto agora vim para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog.
    Quero apresentar o Peregrino E Servo. Gostava que visse meu blog e desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade, mas faça-o apenas se desejar.
    Muitas felicidades e saúde.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails