terça-feira, 14 de maio de 2013

Aprenda a meditar

 
De vez em quando praticava meditação. Sentia-me realmente bem depois de o fazer. Mas o meu objectivo é tentar fazê-lo com mais frequência. E a verdade é que bastam 5 minutos por dia para trazer uma melhoria significativa à nossa vida. Não, não estou a exagerar!
 
Se forem como eu, andam numa correria frenética, e acabam stressados e ansiosos (ok, comigo já foi pior). Mas a verdade, é que  nosso corpo precisa de descansar e relaxar, precisa de recuperar, ou mais dia menos dia sofrerá as consequências deste ritmo desenfreado (que se poderá refletir em depressões, esgotamentos, doenças físicas, problemas no relacionamento com os outros, etc.).
 
Um excelente método para melhorar a nossa vida é a simples meditação. Quanto mais livros leio, mais pesquisas encontro que comprovam os benefícios desta prática. Dezenas de estudo demonstraram que a meditação diminui o stress e a ansiedade, ajuda-nos a concentrar e a tornar-nos mais produtivos, torna-nos mais bem dispostos, optimistas e felizes (boa!), melhora a qualidade do sono e da saúde em geral (melhora as respostas imunitárias prevenindo a doença e recuperando de forma mais rápida em caso de convalescença).
 
Acreditam que basta praticar 5 minutos de meditação por dia, para ao longo do tempo, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do nosso cérebro? Em 4 ou 5 meses, com o recurso a equipamento próprio, é possível observar mudanças na estrutura cerebral de quem pratica meditação. As áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e felicidade ficam claramente mais activas!
 
Bom, vamos então passar à prática. Como se pratica meditação?
 
Já encontrei várias técnicas, por isso vou explicar como eu própria faço. No meu caso, pratico 5 minutos, mas pode estender este tempo.
 
(1) Sente-se numa posição confortável, com a coluna direita e as mãos relaxadas no seu colo ou sobre os joelhos.
 
(2) Feche os olhos e concentre a sua atenção na respiração (respire naturalmente, o objectivo é controlar a sua atenção, não a sua respiração). Concentre-se na sensação física do ar entrando e saindo serenamente dos pulmões (se preferir pode contar as inspirações, de modo a manter-se concentrado).
 
(3) Tente permanecer descontraído, esquecendo tudo o que se passa à sua volta, concentrando-se somente no presente, na sua respiração. Mantenha o corpo relaxado e a respiração calma.
 
(4) Se começar a divagar (de certezinha que pode acontecer), traga calmamente a sua atenção de volta para a sua respiração.
 
(5) Tente praticar este exercício entre 5 a 20 minutos antes de regressar à agitação do dia-a-dia.
 
O que pode ajudar:
- No meu caso, para me esquecer do que se passa à minha volta, costumo colocar um CD com músicas para relaxar (normalmente com sons da Natureza, das ondas do mar por exemplo).
 
- Pode também optar por fazer meditação guiada (onde ouve uma voz calma que lhe vai indicando o que fazer):
a) pode fazer download gratuito de meditações guiadas do site da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles). Deixo aqui o link;
b) se tiver a Zon TV Cabo (mudei para esta empresa), pode recorrer aos canais da myzen.tv (todos têm imagens da natureza, mas um transmite sons da natureza, o outro transmite música relaxante e um último dá orientações para fazer uma meditação guiada);
c) pode pesquisar no youtube, pois também existem meditações guiadas, inclusive em português.
 
Foto: Moyan Brenn

7 comentários:

  1. Esse é também um dos meus objectivos: fazer meditação.

    Grata pelas dicas :)
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Mafalda, gostei do conselho vou experimentar :)
    Ando desorientada, stressada vida num turbilhão.
    Preciso encontrar um caminho com mais motivação e organização.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda, vou seguir estas dicas e tentar meditar. Acho que me faz falta meditar um pouco..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo que experimentar, sempre me fascinou e acho que me ajudava muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É realmente algo que me desperta a curiosidade, juntamente com a yoga... está na minha lista, mas entretanto vou-me concentrando na meditação.
    Obrigada pelas dicas, um beijinho :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails