sexta-feira, 28 de junho de 2013

O poder do elogio (genuíno)


Imagine que o seu patrão chega junto de si e lhe diz "Parabéns! Fez um trabalho extraordinário!". Vá lá, diga lá se não ganhou o dia? Até trabalha com outro entusiasmo.
 
Um elogio merecido faz-nos felizes e aumenta a nossa motivação. E quando elogiamos, acabamos por nos sentir igualmente bem. Quem não gosta de saber que fez alguém feliz?
 
Por isso, hoje vou propor-lhe uma coisa. Observe com atenção algo de positivo (comportamento, aspecto, talento, etc.) de quem o rodeia e elogie-o por isso. Não custa nada. Mas elogie algo realmente merecedor, caso contrário vai soar a falso.
 
Não se lembra de quem elogiar? Deixo aqui algumas sugestões:
- o(a) seu(sua) companheiro(a);
- um(a) colega de trabalho;
- o(a) funcionário(a) da caixa do supermercado;
- o(a) seu pai(mãe).
 
Pronto, no mínimo são 5 elogios. Quem sabe a cadeia de positivismo que vai gerar...
 
Quem alinha nesta sugestão?

Foto: Getty images

8 comentários:

  1. Um elogio é sempre um bálsamo, algo que cai sempre bem! :)

    Boa sexta-feira!

    ResponderEliminar
  2. É algo que já cstumo fazer. Só ainda encontrei um sitio onde além de livro de reclamações e de sugestões tinha de elogios e adorei escrevi uma página toda.

    Vou então começar por aqui: este blog faz um excelente trabalho, pelo menos a mim deixa-me sempre bem disposta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessante a ideia de um livro de elogios :)
      Ah! E obrigada pelo teu elogio!

      Beijinho

      Eliminar
  3. Venho tentando me recuperar de uma depressão q realmente não tem razão de ser, mas chegou até mim. Meu marido tem me ajudando muito me fazendo constantes elogios sinceros e me fazendo ver o tanto de coisas boas que possuo dentro de mim.
    Venho agradecer também pela sua ajuda com mensagens tão positivas e cheias de carinho, para mim é sempre um momento gratificante quando venho ler seus textos.
    Abs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpatia Cândida.
      Claro que é possível ultrapassares a depressão (também passei por isso na adolescência e consegui superar). Tens de ter muita força e acreditar.

      Beijinho e boa sorte

      Eliminar
    2. O grande motivo para minha situação é uma crise na minha vida profissional. Abandonei minha carreira anterior e resolvi apostar em outra q não está dando certo. O problema é que ma falta coragem para desistir mais uma vez desse projeto e tentar outros caminhos...
      Para completar o quadro, estou morando longe da minha família há 5 anos, somos somente eu e meu marido num lugar novo sem família e tendo que fazer novas amizades. E com quase 31 anos ainda não decidi se quero ser mãe, também me sinto muito confusa sobre esse tema... queria tanto ter certeza sobre esse assunto, mas a verdade é que ainda não sei! rs
      Mas aos poucos vejo que estou conseguindo superar os obstáculos.
      Abs

      Eliminar
    3. Sabes Cândida, dependendo da situação, talvez o melhor não seja desistires já da tua vida profissional. Porque não experimentas começar algo que te apaixone, mas de forma paralela (só para te manteres segura)? Se trabalhares um pouquinho todos os dias, pode ser que o que gostes realmente de fazer, dê certo e vire a tua ocupação a tempo inteiro.
      Quanto a ser mãe, só te posso falar da minha experiência. Casei aos 24 (mesmo no dia do meu aniversário) e só tive a Letícia com 27 (quase 28). Isto porque só a tive quando senti que queria realmente ser mãe. Mas posso-te dizer que é uma experiência fantástica, a partir do primeiro olhar daquele pequeno ser, apaixonas-te completamente. É um amor indescritível. Contudo, acho que também só deves pensar nisso quando estiveres realmente preparada. E ainda és jovem...
      Quanto à situação da depressão, tenho de te sugerir um livro muito bom: divulguei-o neste link: http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/08/sugestao-da-semana-30-vencer-depressao.html
      É muito bom, acredita!
      E a sério. Dá um passinho de cada vez, aos poucos vais conseguindo superar os obstáculos.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Oii tudo bem? Adorei o post ^-^ Bjs!

    Hoje tem novidades, passa por lá ->
    http://lala-mh-ecologico.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails