terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como poupar tempo em tarefas domésticas


"O tempo e a forma como o usamos é aquilo que precisamos de começar por reorganizar
para desenvolver áreas de interesse e prazer, e apreciar a vida por si mesma 
- e, assim, controlar a cada momento a vida e o destino."
Catarina Rivero e Helena Marújo


Se por um lado uma casa limpa e organizada, nos deixa mais relaxados, é um absurdo tornarmo-nos escravos das tarefas domésticas. A receita ideal reside no equilíbrio! A ideia é deixar justamente a casa limpa e organizada, mas fazendo o mínimo possível, para sobrar tempo para outras actividades que nos fazem felizes (passear com a família, ler um bom livro, desenvolver um hobby...).

Tal como grande parte das pessoas, tenho uma vida super-ocupada. Por isso tenho implementado algumas mudanças para perder menos tempo em tarefas domésticas. Contudo, sei que posso ir mais longe...

Eis 18 SUGESTÕES PARA POUPAR TEMPO EM TAREFAS DOMÉSTICAS:

1 - Planear, planear...
Tenho uma agenda para organizar as tarefas cá em casa. Vou alterando o seu formato, de acordo com as necessidades. De qualquer modo, nela incluo o planeamento de ementas, das compras e um cronograma de limpezas.

No que respeita ao cronograma de limpezas, separo as divisões da casa pelos dias da semana (ex. às Segundas as casas-de-banho, às Terças os quartos, etc.). Contudo incluo sempre um dia livre (normalmente o Domingo), para poder estar exclusivamente em família.

2 - Destralhar
Quantos menos tralha tivermos, menos tempo perdemos a limpar. Perdi imenso tempo nisso, mas fui de armário em armário e eliminei tudo o que não necessitava. Reduzi o número de tupperwares na cozinha, só tenho um serviço de jantar, deixei o mínimo de objectos em bancadas, eliminei papelada do escritório, doei roupa que já não usava.

Para além disso, acho que as divisões ficam bem mais bonitas, com um ar clean, sem excesso de objectos.


Diariamente, costumo perder alguns minutos (aproximadamente 10) a fazer uma ronda pela casa. Elimino rapidamente toda a tralha de cada divisão (é que não sei porquê, mas parece que esta tem o dom de se multiplicar).

3 - Fazer um mês dos aproveitamentos
Esta foi uma das melhores medidas que tomei, para manter o congelador, o frigorífico e a despensa organizados, sem grandes confusões ou produtos fora de prazo.

Normalmente quando compramos produtos alimentares, acabamos por não confeccionar tudo de uma vez. Podem assim sobrar umas pernas de frango no congelador, um pacote de massa na despensa, uma embalagem de gelatina, etc. Quando me apercebo que estes produtos alimentares começam a multiplicar-se, escolho um mês, e faço a ementa exclusivamente em função de todos os produtos que estão em casa. Nesse mês, com excepção dos frescos e do pão, não faço compras.

Assim acabo por manter os espaços de armazenamento organizados, raramente tenho produtos fora da validade e ainda poupo dinheiro.


4 - Investir em objectos com mais de uma função - É algo em que tenho de melhorar, pois quanto mais objectos, mais trabalho. Tenho por exemplo uma picadora, um liquidificador, um ralador de saladas manual. E pergunto-me. Para quê ter tudo isto, quando um robot de cozinha reúne todas estas funções? Quem fala disto, fala de outras coisas. Não é o meu caso, mas quem necessita de secador de roupa, pode por exemplo optar por uma máquina de lavar roupa que já inclua essa função. Dois aparelhos ocupam mais espaço que um e é mais uma coisa para limpar.

5 - Reduzir o número de têxteis - Cá em casa temos um problema com alergias. Confesso que foi esse o motivo para me livrar de praticamente todas as carpetes. Para além de melhorar a nossa saúde, teve a consequência positiva de diminuir o trabalho que davam (retirar, sacudir, aspirar...).

A verdade é que ao espreitar blogues de decoração tenho reparado que há cada vez mais espaços com menos têxteis (naperons, cortinados, tapetes, etc.), que não deixam de ser lugares encantadores... e felizmente, menos trabalhosos.


6 - Optar por móveis de tamanho menor - Há quem adore camas king-size, mesas enormes, uma varanda cheia de objectos giros, mas que mal nos deixam circular. A verdade é que se optarmos por móveis menores e uma casa menos atulhada, torna-se mais rápido e mais fácil mantê-la organizada. Já implementei isso na minha varanda e durante a renovação da minha casa de banho pequena.

Observa o espaço desimpedido deste jardim, com poucos objectos e uma pequena mesa. Facilita sem dúvida a circulação e a limpeza.


7 - Não deixar roupa espalhada pela casa - A ideia é guardar a roupa (no roupeiro ou no cesto de roupa suja), logo que não necessitemos dela. Há quem tenha por hábito deixá-la na cadeira do quarto, no sofá, etc. A verdade é que se não arrumamos na hora, acumulamos, e acabamos por perder imenso tempo a apanhar o que ficou espalhado pela casa. (Espreita outras sugestões para não perder muito tempo com a roupa aqui).

8 - Descalçar os sapatos assim que entramos em casa - Cá em casa, assim que entramos, substituímos os sapatos da rua por chinelos. É uma forma de não espalhar sujidade por todo o chão da casa.


9 - Adquirir um chaveiro - Recebemos um de presente e colocámo-lo junto da entrada. Nunca mais as chaves ficaram desarrumadas, nem perdemos um tempo imenso a descobrir onde as enfiámos. É remédio santo!

10 - Adquirir organizadores - Passámos a ter organizadores de gavetas, cestinhos da despensa e casas-de-banho, etc. Estes ajudam-nos a definir um lugar certo para cada objecto e a delimitar espaços. Evitam que a tralha se multiplique  e que, por exemplo, uma gaveta se transforme numa confusão. 


11 - Colocar os electrodomésticos a trabalhar para ti - A ideia é aproveitar ao máximo todas as potencialidades dos electrodomésticos. Em vez de ralar manualmente podemos utilizar o robot de cozinha, fazer molhos no liquidificador, lavar a loiça na máquina, obter pão ralado na picadora... 

12 - Optar por electrodomésticos de fácil manutenção - Se por um lado os electrodomésticos podem ser bastante úteis, é importante optar por aqueles que são fáceis de manusear, de limpar (que possam ir à máquina de lavar loiça, por exemplo) e que ocupem pouco espaço a arrumar.

No meu caso, estou a pensar substituir o meu fogão de bicos (que dá uma trabalheira a limpar), por uma placa. Nem tem comparação o tempo que se poupa na limpeza.


13 - Utilizar electrodomésticos com a potência adequada - Quase que agradeci por a minha velhinha varinha mágica ter avariado. Comprei uma nova, bem mais potente. O que fazia em 7 minutos, faço agora em 2 ou 3. Outro electrodoméstico em que a potência faz toda a diferença, é o aspirador. Se este for mais eficaz, garantidamente poupamos esforço e tempo nas limpezas.


14 - Quando algo se suja, limpar de imediato - É a melhor forma de ter a casa com um ar sempre limpinho. É que quando deixamos acumular, a sujidade entranha-se e acaba-se por perder muito mais tempo a limpar. Se uma panela arrufar, é bem mais fácil limpar na hora...

15 - Utilizar o método do speed cleaning - Apesar de gostar de fazer limpezas mais profundas, por vezes chego tarde do trabalho e, opto por este tipo de limpeza rápida. Eis como funciona:
a) concentramo-nos em limpar somente o essencial, o que está sujo (ex.: não vamos limpar o forno, se este nem foi utilizado);
b) fazemos uma primeira ronda a arrumar tudo o que está fora do sítio;
c) reunimos todos os materiais necessários para a limpeza (panos do pó, produtos de limpeza, aspirador, esfregona...), para não termos de andar constantemente a ir buscar produtos;
d) seguimos uma ordem de limpeza - eu costumo limpar de cima para baixo e da esquerda para a direita no sentido dos ponteiros do relógio (o objectivo é não perder tempo a andar de um lado para o outro).


16 - Trabalhar em equipa - Tenho alguma dificuldade neste ponto. O marido chega tarde e, sei que deveria envolver mais a minha filha. Há semanas fiquei surpreendida com ela. Só tem 6 anos e insistia que queria ajudar-me a limpar os vidros. Eu, já com receio de me dar ainda mais trabalho, recusei. Mas ela tanto insistiu, que acabou por limpar. E, para minha surpresa, deixou os vidros impecáveis (melhor do que muitos adultos). 

É realmente importante deixar de ser tão exigente e envolver  as crianças desde cedo. Tal como fazer perceber aos companheiros, que quando colaboram, não nos estão a ajudar, mas a cumprir a sua obrigação.


17 - Se puder, contratar alguém para ajudar - Como por vezes chego tarde do trabalho, acabava por acumular a limpeza e as roupas por passar para o final do dia e fim-de-semana. Com isso tinha substancialmente menos tempo para mim e para a minha família. E, sinceramente, o que deverá ser prioridade? Eles ou a casa? A resposta é óbvia.

Apesar de não ter sempre ajuda, o meu marido contratou alguém para de vez em quando vir fazer limpezas. Na altura foi-me difícil aceitar. Hoje percebo que o dinheiro que gasto, compensa cada minuto ganho.

18 - Não querer a perfeição - Uma casa é para ser vivida e é normal que haja alguma desarrumação. Uma casa em que não podemos tocar em nada com receio de desarrumar, não é propriamente um lar, está mais para museu. Por isso limpa, organiza, mas sem entrar em excessos... dá espaço a ti mesmo para seres feliz!


Fotos:  1.ª Mitchell Wall Architecture & Design; 2.ª El Mueble; 3.ª Alvhem; 4.ª Bo Bedre; 5.ª HQ archi; 6.ª El Mueble7.ª DNB Eiendom;  8.ª Deulonder 9.ª The New York Times   10.ª Mi Casa; 11.ª El Mueble.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails