quinta-feira, 30 de julho de 2015

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #2

Hoje venho fazer mais um ponto de situação do meu «plano para destralhar totalmente a casa». Como vês, ainda não desmotivei, pois tenho aplicado técnicas de motivação (nem me lembrava, mas tenho um post antigo sobre o assunto). O que mais me inspira a continuar, para além de ir vendo resultados, é ir obtendo mais informação sobre o assunto. Praticamente sempre antes de destralhar, leio um excerto de um livro, ou algum artigo na blogosfera sobre o tema e... zás, a motivação surge em força!

Bom, mas vamos ao ponto da situação:

Número de áreas a destralhar e organizar
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me (supostamente - abaixo explico isto) 159 áreas! Já tenho por isso trabalho adiantado até à semana de 21 a 27 de Setembro de 2015. A sério, até estou surpreendida.

Surgimento de imprevisto
Pois, aqui é que a coisa não correu tão bem. Cometi um erro tão, mas tão básico. Não é que ao registar todas as áreas da minha casa, me esqueci completamente da despensa? Ou seja, não apontei 17 áreas pequenas, daquela divisão.

Dado isto, tive de reformular o plano. No total, afinal passo a considerar 210 áreas + 17, o que dá 227 áreas para destralhar e organizar. Assim, faltam-me organizar 159 áreas + 17 = 176 áreas.

Paciência, o importante é que quando surgem problemas, podemos/devemos corrigi-los e seguir em frente.

Uma ideia para destralhar mais eficazmente - destralhar e organizar por «categoria» de objecto
A ideia é fazer uma ronda pela casa inteira e reunir todos os objectos da mesma categoria, num único espaço. Antigamente, organizava por área (hoje o quarto, amanhã a casa-de-banho, etc.), mas esta técnica, para mim, é muito mais eficaz!

Vou mostrar como exemplo, a organização dos meus produtos de higiene e beleza:


Até fiquei parva! Jamais imaginei que teria tantos produtos. A foto do lado esquerdo nem sequer mostra tudo, pois ainda contorna o canto da divisão e continua...

Tinha produtos na despensa, nas 2 casas-de-banho e em todos os quartos. Parte deles até foram oferecidos, mas outros eu própria comprei (por exemplo gel de duche... bem, tinha 10 frascos!). 

A questão é que por vezes compramos o mesmo tipo de produtos e, como o guardamos em várias áreas da casa, nem nos apercebemos que os temos (imagina que só batons do cieiro tinha 4: em malas, no quarto...). E aí, repetimos a compra e atulhamos a casa desnecessariamente.

Produtos que não uso deitei fora ou dei a quem usa. Claro que não deitei para o lixo os 10 géis de banho. Mas reuni-os num só local (outro aspecto importante: tentar arrumar objectos da mesma categoria num só local!). Assim, suspeito que daqui a algum tempo, à medida que for utilizando os produtos, ainda vou ficar com mais espaço do que aquele que tenho agora. Basicamente o que está a uso, guardei na casa-de-banho. As reservas de produtos ficaram na despensa (foto da direita).

Um outro benefício desta técnica, é que acaba por estimular e facilitar a organização de mais do que uma área por dia. No exemplo acima, quando organizei os produtos de higiene e beleza, reuni todos os produtos e destralhei tudo de uma só vez. Em consequência, acabei por organizar não uma área, mas 6 em 2 únicos dias (num recolhi os produtos, no outro destralhei e arrumei-os)!!!

««»»

Estou ansiosa para daqui a algum tempo, ver a minha casa totalmente destralhada. Realmente, não fui tão longe quanto devia na primeira vez que o fiz. Mas por agora estou no bom caminho!

Fotos: Mafalda S.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou a utilizar algumas técnicas desse método, outras nem por isso, tal como já tinha referido aqui:
      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2015/07/opiniao-livro-arrume-sua-casa-arrume.html

      Temos de utilizar o que melhor se adapta à nossas necessidades ;)

      Eliminar
  2. Adoro um bom destralhe! Também ando sempre à cata de destralhe!

    margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ui... Destralhar é o que eu mais quero neste momento! Tinha um plano para o fazer, mas tive de mudar de casa em junho, sem tempo para o concretizar e deixei em suspenso!! Como vou mudar agora outra vez em agosto (ainda não sei se no princípio, se no fim) vou aproveitar essa altura para o fazer! Antes de arrumar as coisas, selecciono o que é para ficar, o que vai para o lixo e o que vai para dar! Pode ser que calhe em altura de férias, naqueles dias em que ainda não existem planos!!

    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Ai aiiii... já olhei para os degraus, mas ainda não subi a escada... ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails