quinta-feira, 9 de março de 2017

Por onde anda a tia N.


Há uns anos atrás escrevi sobre a minha tia N., talvez a única pessoa que conheço genuinamente feliz. Admiro-a tanto! Teve bastantes amarguras na vida, nasceu numa família bastante pessimista e ainda assim, mantém o sorriso. Não foi à escola, mas em palavras simples traduz aquilo que a psicologia positiva estuda há muito.

Hoje a tia tem 91 anos. Teve uma série de quedas sucessivas, que a debilitaram. Chegou a estar numa cama, mas recuperou. Voltou a andar, apesar de ter ficado mais dependente. As duas filhas são pessoas doentes, pelo que a tia optou por ir para o Lar de Idosos lá da terra. A filha que vive perto, visita-a todos os dias. A outra, quando vem à terra faz exactamente o mesmo.

Ainda assim... sempre de sorriso no rosto. O seu quarto (bem bonito, por acaso), é como se fosse a sua nova casa. Passa os dias ocupada, em trabalhos manuais, a fazer exercício, a cantar ou até a participar em filmes. Sempre que folheio o boletim daquele Lar, lá está ela, muito entretida nos seus afazeres. Já por duas vezes enviou um desenho com uma mensagem especial para a minha filha. A Letícia faz-lhe o mesmo e ela fica com a lágrima no olho. Não de tristeza, mas porque é bom sentir-se amada, e ela é, sem sombra de dúvida.

Certa vez perguntei-lhe: "Tia, como tem genica para tanto? Está sempre ocupada." Ela responde: "Às vezes sabe Deus, com as dores nem me apetece. Mas depois digo a mim mesma que não pode ser. Tenho de fazer um esforço e continuar em frente. Quando dou por mim, já estou entretida com qualquer coisa e até me sinto melhor".

Outra coisa que admiro é o facto dela não se deixar contagiar pelas pessoas pessimistas que por vezes a rodeiam. Ela diz: "Só tenho pena que a minha colega de quarto não seja lá muito faladora... Ao menos não me chateia quando quero descansar. E fora do quarto, tento juntar-me às pessoas que gostam de estar entretidas  como eu, que são mais bem humoradas. Entretemo-nos com algum trabalho manual e a conversar... tanta tropelia que eu fiz na juventude!". Logo de seguida conta-me uma das suas 1001 histórias, com detalhes picantes incluídos. Eu e a família rimos até às lágrimas.

Depois diz-me aquelas coisas queridas como: "Para mim, és como uma filha!" Não tem vergonha de dizer o que sente. E eu retribuo, dizendo-lhe que para mim ela é como a minha segunda mãe. E sinto-o assim. Talvez o facto de ela dar tanto amor, acabe por lhe retribuir na mesma moeda.

Não aprendeu nos livros. É assim naturalmente e, por isso, uma das minhas maiores fontes de inspiração. Em tempos passei uma tarde com ela e aproveitei para lhe perguntar como é que ela conseguia ser tão feliz. Tem que ver com a sua atitude perante a vida e ela ensinou-me isso em 14 lições (podes espreitar o que ela me disse, neste post). Nem sempre sigo o seu exemplo. Mas basta-me recordar as suas palavras para a vida me correr melhor. E então só me apetece dizer: "Obrigada tia! Gosto mmmuuuiiitto de ti!"

Foto: skeeze
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

10 comentários:

  1. Obrigada por este post (que me fez ir ler as 14 lições). De vez em quando, preciso de um "abre olhos", de um abanão, para começar a fazer mais para ser mais feliz! :)

    ResponderEliminar
  2. Que post bonito Mafalda :) Tão bonito e doce :)
    Eu já tinha lido um post anterior da tia, e já tinha gostado dela, mas com este ainda acentuo mais a minha ideia :)
    Já li as 14 lições, mas vou ler novamente porque faz bem reler coisas boas ;)
    E da próxima vez que for visitar a tia, dê-lhe um abraço, um abraço de uma estranha mas que adora "avózinhas" com força e boa disposição... uma querida :)
    Beijinhos e obrigada por estas partilhas mágicas :)

    ResponderEliminar
  3. A idade é um posto e com ela chega a maturidade.
    Para ser feliz basta acreditar e aceitar as pequenas coisas como uma benção
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  4. Oh como está Tia N me faz lembrar a minha madrinha E. MulheMulheres fortes na vida apesar de tudo. A minha velhota que vinha cansada e com dores das excursões por dançar toda A tarde. Que dissia que sim a qualquer desafio. Tenho tantas saudades. Obrigada por este post.

    ResponderEliminar
  5. Que post magnifico!
    Já fui ler o post anterior! Devemos ser todos assim, temos tanto para aprender! Sim também acho que nos devemos juntar a pessoas que nos fazem sentir bem! Beijinhos com uma sorriso forte

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, que maravilha de textos (este e o anterior). Muito grata por me teres deixado com as lágrimas a escorrer, pois foi por um bom motivo (além de que estou muito constipada e dá imenso jeito...). Há de facto pessoas que têm muito para dar, compete-nos a todos nós aceitar com gratidão os seus ensinamentos e melhorarmos os nossos níveis de felicidade. Grata!

    ResponderEliminar
  7. Bem haja, por esta (a outra e a outra...) partilha!...
    Sempre, uma leitura inspiradora, mesmo na hora certa (por aqui)... :)
    Beijitos!

    ResponderEliminar

  8. "Não foi à escola, mas em palavras simples traduz aquilo que a psicologia positiva estuda à muito"

    Desculpe-me a minha chamada de atenção, Mafalda, mas aprendemos uns com os outros e como gosto tanto da nossa língua portuguesa, custa-me ver erros e, obviamente, que foi por lapso. Na frase que citei o "à muito" é com um h, do verbo haver.
    Nem publique este comentário, mas é a única via que tenho para poder comunicar com a Mafalda.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Lua, já rectifiquei. Por vezes escrevo os textos e mal tenho tempo para os corrigir, daí acontecerem estes lapsos.
      Obrigada, beijinhos.

      Eliminar
  9. Sem dúvida a sua tia é uma sábia!!!

    Se todos praticássemos estes 14 pontos, sugestivos, o mundo era tão mais feliz, mesmo muito mais feliz.

    Bom fim de semana para si com enorme tranquilidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails