terça-feira, 10 de outubro de 2017

As minhas dificuldades no mundo da alimentação saudável

Este ano prometi a mim mesma, que pelo menos uma vez por semana, iria fazer uma refeição baseada em livros de receitas saudáveis. Na realidade superei este número e tenho testado imensas receitas.

Há dias estava a fazer a ementa da semana e pesquisei num dos meus livros. Achei algo muito interessante. Mas entretanto olhei para a lista de ingredientes... 27 ao todo!!! Perguntei a mim mesma: será que isto é viável no dia-a-dia? Será que não deveria simplificar?

A verdade é que, na minha caminhada pelo mundo das refeições saudáveis, nem tudo são rosas. E... prefiro falar nisso! Só dessa forma poderei definir o que fazer daqui por diante.

Deste modo, vou falar-te das dificuldades que tenho sentido e das possíveis soluções:

1) Há receitas com uma quantidade enorme de ingredientes e com muitas técnicas para executar, até chegar ao resultado final.
SOLUÇÃO: Simplificar! Optar por receitas mais simples (que felizmente, também existem), ou, quanto muito, confeccionar as mais complexas só ao fim-de-semana.

2) Quando assisto a programas de TV, ou leio sobre o tipo de alimentação dos lugares onde as pessoas vivem mais anos, e de forma saudável, tenho a sensação de que complicamos... Eles simplesmente tiram as frutas da árvore e comem, ou confeccionam produtos locais de forma aparentemente simples. Nós optamos com alguma frequência por pratos mais elaborados. A fruta é transformada em smoothies ou sumos apelativos, mas que dão mais trabalho a fazer.
SOLUÇÃO: Simplificar!... novamente. Há dias em que me apetece de um pequeno-almoço como o da imagem acima (taça de açaí, a propósito), pois os olhos também comem. Mas se optar por beber leite com torradas (ao menos, barro com becel) ou fruta fresca, não há mal nenhum nisso (a fruta fresca até é mais saudável, do que por exemplo num sumo). Quero começar o dia com boas energias, e se tiver menos trabalho, tanto melhor.

3) Nem sempre é fácil encontrar alguns ingredientes mais "estranhos" das receitas. Principalmente para mim, que vivo longe de lojas de produtos bio (ok, alguns nem nas lojas bio encontro). 
SOLUÇÃO: Optar por receitas que privilegiem os ingredientes locais e consumir fruta e legumes da época.

4) Algumas receitas são deliciosas, outras... ou eu não estou habituada, ou não são nada de especial. (No meu Instagram poderia publicar mais fotos de refeições. Mas não o faço, porque só coloco fotos de refeições que realmente gostei... ou seja, mais vale menos publicações, mas que sejam sinceras).
SOLUÇÃO: Continuar a experimentar novas receitas. Mesmo que não aprecie tudo, vou aumentando o meu leque de opções. Vou igualmente «educando» o meu paladar (o que é mediano para mim, pode ser delicioso para quem está mais habituado).

5) Sinto que há muitas receitas de snacks, pequenos-almoços, lanches, bebidas... Refeições principais? Poderiam haver bem mais!
SOLUÇÃO: Continuar a pesquisar: em revistas, livros, blogs ou outros sites da Internet, canais de youtube, programas de TV, etc.

6) Não é fácil convencer as crianças a experimentarem coisas novas.
SOLUÇÃO: Pensando bem, os meus filhos hoje não são fãs de comida asiática? Talvez por terem sido habituados desde sempre. Com a comida saudável, talvez o segredo seja apresentar-lhes os pratos uma e outra vez. Hão-de experimentar, nem que seja por curiosidade. Outra opção, já que gostam de comida asiática, é experimentar receitas desta cozinha em casa. Ah! Uma terceira solução passa por convidá-los para cozinharem connosco (a minha filha adora!). Duvido que aí não experimentem...

7) Sinto que as receitas disponíveis para as crianças, são pouco variadas. Normalmente incluem douradinhos, hambúrgueres, nuggets, pizza. Socorro! Tirando a pizza, os meus filhos não gostam de nada disto!
SOLUÇÃO: Pesquisar pratos que tanto servem para adultos, como para crianças. Só com os de criança, não me safo. Os meus filhos são um pouco esquisitos.

8) Saber efectivamente o que é saudável. Porque um ingrediente que numa altura é quase milagroso, daí a uns anos já pode fazer mal a muita coisa.
SOLUÇÃO: Variar a alimentação. Provar um pouco de tudo, de acordo com a velhinha roda dos alimentos. A ideia é obter um leque variado de nutrientes. Mas claro, evitar as opções que são realmente pouco saudáveis: fritos, aperitivos salgados, enchidos, etc.

E é isto. São estas as minhas dificuldades no mundo da alimentação saudável (apesar de ter a certeza de que este é o caminho a seguir!).

E tu, também sentes dificuldades ou nem por isso? Se sim, quais as tuas soluções? Já agora, alguma sugestão de restaurante de alimentação saudável e simultaneamente deliciosa? Sou toda ouvidos...

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Definir o que é alimentação saudável é que não é fácil (eu já passei por várias fases (light, veggie, cru, mediterrânea, paleo...). Depois disso tudo é mais simples!
    ps: leite + pão com becel é que não me parece nada bem!

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto as mesmas dificuldades, os ingredientes são difíceis de encontrar, as receitas nem sempre são fáceis e sejamos sinceras muitas vezes nada saborosas. Mas hoje em dia o que mais me preocupa é mesmo a qualidades dos ingredientes. Sejam os saudáveis ou não saudáveis.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda,
    Gostei muito da sinceridade deste post. Também sou adepta de simplificar ao nível da alimentação. O que procuro é exatamente isso: seguir os principios basicos (muita fruta e legumes, gerir consumo de fritos e gorduras, etc) porque prendermo-nos a ingredientes da moda ou confeções elaboradas não é uma opção sustentável a longo prazo.
    Aqui, o menos é mais - com simplicidade conseguimos que a alimentação cumpra o seu papel: nos nutra e dê prazer.
    Beijinhos,
    Sofia Mais Feliz

    ResponderEliminar
  4. Leite e torradas com becel? Becel é um produto processado, com vários ingredientes “estranhos”, vale mais uma manteiga cujos ingredientes sejam um ou dois , acredite... se anda a ver receitas com 20 ingredientes , não se meta nisso ... a alimentação pode ser tão simples como cozer quinoa ou arroz integral e colocar uns legumes no forno com azeite e sal e especiarias . Uns ovos mexidos com arroz de tomate e uma salada é uma excelente refeição . A alimentação saudável não precisa de grandes ingredientes e receitas. Pode basear-se em cozer grão feijão lentilhas etc em casa , não comer processados , se optarem por pão , escolher pão com 3 ingrediente : água farinha sal ... comer fruta, sopa , salada ( alface tomate rúcula agrião ...) iogurtes naturais, evitar o leite. Usar frutos secos ... os smoothies conservam a fruta no seu estado natural , apenas a trituram , os sumos não. Os sumos retiram a polpa à fruta . Em vez de receitas junte “coisas” / ingredientes num Prato... vai ver que se torna natural com o passar do tempo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails