quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Desafio "Actividades para a Felicidade" #5 - A 3.ª Semana

O mês de Novembro foi para mim... um mês difícil. Cá em casa, todos nós estivemos doentes. Pessoas próximas e muito queridas receberam muito más notícias: uma doença e um acidente muito grave. Ainda assim, fé não faltou. E creio que a fé fez e fará milagres!

A princesa também teve testes e, como é óbvio, ajudei-a nos estudos. Por tudo isto, lamento imenso, mas por falta de disponibilidade, não tive tempo nem para escrever no blog, nem para responder a e-mails ou às várias mensagens pelo facebook ou instagram. Vou entretanto tentar recuperar o ritmo de escrita aos poucos.

Novembro foi também o mês do desafio "Actividades para a Felicidade". Estou contente comigo mesma, pois apesar dos contratempos, consegui cumpri-lo à risca (não falhando um único dia! Yeahhh!... 😄).  Para quem não sabe, este desafio consiste na realização intencional e diária de actividades para a felicidade (aquelas que a ciência comprovou que nos podem fazer felizes). A verdade, é que estas actividades foram uma lufada de ar fresco nos meus dias. Naqueles momentos pude finalmente relaxar e ser feliz.

Vou assim fazer o ponto da situação da 3.ª semana do desafio (da 1.ª encontras aqui e da 2.ª aqui). Eis como correu:

Dia 13 - Realiza uma actividade de acordo com o teu
propósito de vida
Acredito que o meu propósito de vida está relacionado com este interesse pela felicidade e psicologia positiva. Tudo o que diga respeito este tema, simplesmente me apaixona.

Por isso, li sobre felicidade e escrevi um post para o blog. Senti-me outra no final.

(Se ainda não sabes qual o teu propósito de vida, este exercício pode ajudar).




Dia 14 - Toma um banho relaxante
Tive de acordar mais cedo, é certo (onde arranjaria tempo para um banho demorado, no resto do dia?), mas valeu tanto a pena!

Criei o ambiente certo: água quentinha, espuma, sais, uma luz ténue... Não deu para pôr música calma, mas ainda assim relaxei como há muito não fazia.








Dia 15 - Comunica de forma mais optimista
Foi um verdadeiro desafio comunicar de forma mais optimista, pois justo neste dia tinha os dois filhos doentes. Mas... pensando bem, até ajudou.

Sorri, acarinhei, tentei dar esperança. Não me concentrei em lamúrias, mas em soluções (no que havia a fazer para melhorar). Sempre que tinha um pensamento negativo, tentava substituí-lo por um mais positivo. Não foi fácil (talvez por não estar habituada a ser optimista nestas situações), mas ajudou bastante. Fácil foi não ser demasiado crítica com o mundo e com os outros (habitualmente não aprecio este género de discurso - sou mais de acção do que de críticas).

Ah! Têm-me perguntado qual o livro da imagem. Trata-se de "O Poder das Emoções Positivas" do psicólogo Américo Baptista.

Dia 16 - Medita
Sentei-me na minha varanda, acendi uma vela e coloquei os fones para uma meditação guiada. Escolhi uma meditação que se centrava no «cultivo da gratidão», criada pelo Mindfulness Institute (podes espreitar o vídeo aqui). Depois foi só seguir as instruções e relaxar.

Devo dizer, que esta é uma das actividades que mais impulsiona a minha felicidade. A alteração das minhas emoções (para melhor) após meditar, chega a surpreender-me. 


Dia 17 - Cuida da tua beleza 
Foi antes de deitar. Lavei o rosto, esfoliei, fiz uma máscara da árvore do chá e finalizei com a aplicação de creme hidratante nocturno. O hidratante é da Nivea. Todos os outros produtos são da The Body Shop (gosto particularmente desta marca, por não fazer testes em animais, fomentar o comércio justo e recorrer essencialmente a ingredientes orgânicos). 







Dia 18 - Dá um passeio
e aprecia a beleza das pequenas coisas
A ideia inicial era dar um passeio pela cidade ou ir ao parque ver as plantas, os pequenos animais, as cores de Outono... (algo semelhante ao que fiz neste passeio).

Contudo, só andei perto de casa e pela manhã. A verdade é que comecei a sentir-me tão doente que tive de regressar.

Ainda assim, fotografei algumas detalhes da manhã.

Ao lado, a vista para o rio.


Umas ervas, uma pequena oliveira e as cores que antecedem o nascer do Sol. Simples, mas muito bonito!
Aqui uma Hortênsia com pétalas verdes e secas. A Natureza esbanja beleza nos mais pequenos detalhes. Basta estarmos atentos. 














Dia 19 - Assiste a um bom filme
Devo de ser das poucas pessoas que ainda não tinha visto "A Saga Twilight". Foi desta!

Confesso que não tinha escolhido este filme. Queria outro que infelizmente foi apagado da box. Gostei imenso da imagem do filme. Quanto ao conteúdo, esperava um pouco de mais aventura, mais profundidade (que me desculpem os fãs). Ainda assim, foi bastante agradável, deu para relaxar no serão de Domingo.




««»»

Nesta semana, havia chegado ao meio do desafio e comecei a perceber duas coisas: 
a) quais as actividades que têm um efeito mais poderoso em mim;
b) como a falta de saúde pode afectar a nossa felicidade...

Algo que percebi anteriormente e que continuo a constatar: apenas uns minutos dedicados a estas actividades, já melhoram o nosso dia. Que bom seria, se as praticássemos com mais frequência!

Fotos: Mafalda S., via Instagram.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

  1. Muito inspirador. Tenho de trabalhar muito esta parte pois devido ao acumular de episódios menos bons na minha vida, dou comigo a revoltar-me com tudo, a não aproveitar o que é realmente bom e importante é a sentir-me presa numa bola de neve que não para de ficar cada vez maior. E sou tão nova, tenho 25. Como mudar a minha forma de pensar e estar na vida? Espero conseguir. Parabéns pelo seu cantinho e pelo conhecimento que partilha conosco. Um feliz natal. Marina

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails